Chamadas

Consignado: governo e bancos estudam suspender teto de 1,70%

Na segunda-feira (13), o  Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou a redução do limite de 2,14% para 1,70% ao mês para concessão do empréstimo consignado. No entanto, essa decisão criou uma verdadeira avalanche de reclamações de bancos, que decidiram suspender o crédito para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A situação ficou tão tensa que agora, governo e bancos estudam uma maneira de suspender imediatamente o corte no teto de juros para o empréstimo consignado oferecido a aposentados e pensionistas  do INSS, segundo informações do jornal O Globo.

Para os bancos, o teto de juros deve voltar a ser de 2,14%, enquanto isso, um grupo de trabalho discute uma solução em um prazo determinado. O objetivo é que a taxa seja reduzida, mas a um limite suportado pelos bancos.

Redução dos juros

Na quarta-feira (15), a redução foi oficializada, o que gerou uma reação imediata dos bancos privados, que decidiram suspender o consignado do INSS, logo depois, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil seguiram o mesmo caminho.

A redução foi aprovada pelo CNPS que tem como membros representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. O Conselho atendeu um pedido do ministro da previdência, Carlos Lupi. No entanto, a medida não recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também os ministérios da Fazenda e da Casa Civil não concordaram com a aprovação.

Agora, o governo está procurando negociar uma decisão com os bancos que seja boa para todos.

Os bancos já tinham dito que o novo limite impede que a modalidade seja economicamente viável. Em nota, centrais sindicais criticaram a suspensão do empréstimo, acusando os bancos de chantagear o governo.

A mesma opinião da central é compartilhada por Carlos Lupi que publicou na sua conta do Twitter:

“As Centrais Sindicais manifestam sua indignação e condenam veementemente a chantagem dos bancos de suspenderem a modalidade de crédito consignado para aposentados. Essa atitude dos bancos demonstra que a sede por lucros não tem limites, e é inaceitável que os aposentados e pensionistas sejam prejudicados dessa forma”.

A Reação dos bancos públicos

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil divulgaram nota para justificarem a decisão que tomaram. Segundo a Caixa, a linha foi suspensa e informa que está esperando estudos técnicos para viabilizar novamente a concessão do consignado.

“Com a mudança, a Caixa esclarece que a linha está suspensa e informa que sua disponibilidade está condicionada à finalização dos estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira e operacional, já em andamento, com vistas a garantir a adequação das concessões aos novos dispositivos normativos”.

O BB foi pelo mesmo caminho e informou que espera uma decisão para voltar a conceder o empréstimo. “Tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio informaremos”.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 segundos ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

5 minutos ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

7 minutos ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

59 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

1 hora ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago