Imagem por @karlyukav / freepik
De acordo com dados recentes do Banco Central do Brasil (BC), em janeiro de 2023 houve um recorde de empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A linha de crédito destinada aos aposentados e pensionistas do INSS vem se popularizando, e em janeiro atingiu 20% a mais de contratações em relação aos últimos 12 meses.
Confira a seguir mais detalhes sobre esse crescimento e o que está previsto de mudanças para a modalidade ainda neste mês de março.
O que você vai ler neste artigo:
A tendência de aumento no volume do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS segue em alta para 2023.
Os dados divulgados pelo Banco Central revelam que, de janeiro de 2022 a janeiro deste ano, o valor em contrato de consignado passou de R$ 192 bilhões para R$ 230,5 bilhões.
Leia mais: O que é empréstimo consignado do INSS?
Esta é a maior quantia já registrada em uma modalidade de empréstimo no Brasil, que cresce por ser uma opção atrativa, com desconto na folha de pagamento e taxas de juros mais baixas.
Leia também: ATENÇÃO! Governo Reduz Juros De Empréstimo Consignado Para Aposentados
A evolução da concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem sido visível nos últimos dez anos, o que traz grandes melhorias para a modalidade.
A modalidade tem se aliado às novas tecnologias e tornado o processo mais ágil e simples, além de já oferecer um baixo risco de inadimplência e facilidade na análise e aprovação,
Veja também: Quem pode e não pode fazer empréstimo consignado?
Assim, com esse cenário positivo, a previsão é de que haja um aumento ainda maior de contratações em 2023, e cada vez mais vantagens poderão ser oferecidas aos consumidores que optam pelo crédito consignado.
Leia também: Conheça Os Detalhes Práticos Do Golpe Do Empréstimo Consignado E Da Falsa Portabilidade
A redução do teto de juros aprovada para o crédito consignado do INSS representa uma grande oportunidade para aposentados e pensionistas.
Na segunda-feira (13) o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução dos juros em cartão de crédito e empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
Assim que a decisão for publicada no Diário Oficial da União (DOU), o teto de juros das modalidades será reduzido para 1,70% nos empréstimos e 2,62% para cartão de crédito consignado.
A redução dá aos beneficiários do INSS a chance de contratar novos empréstimos a juros mais baixos, bem como levar seus antigos contratos para outros bancos e obter mais vantagens.
Essa transferência para outros bancos é chamada de portabilidade de consignado, e com a meutudo você pode fazer com total segurança e 100% online.
A meutudo é uma fintech que oferece serviços crédito consignado para auxiliar os beneficiários do INSS a realizarem os seus planos.
Por meio da portabilidade com a meutudo, você opta por receber um valor de troco na sua conta ou reduzir o valor das parcelas mensais, liberando mais da sua margem consignável.
Entenda melhor: Como simular a portabilidade do consignado
Assim, os clientes da meutudo têm muito mais oportunidades de aproveitar as novas taxas de juros para realizar seus sonhos, sem burocracia, gastando seu tempo com o que realmente importa.
E para ler mais conteúdos informativos como este, inscreva-se abaixo e receba as novidades da semana diretamente em seu e-mail.
Leia também: INSS Muda Regra Para Contratação De Empréstimo Consignado
Por ter um baixo risco de inadimplência, o crédito consignado é uma das linhas de crédito com taxa de juros mais baixa e, assim, acaba sendo mais barata que outras modalidades.
Assim que publicado no Diário Oficial da União (DOU), o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS terá taxa de juros máxima cobrada pelos bancos e instituições de crédito de até 1,70% ao mês.
Atualmente, o empréstimo consignado do INSS é destinado aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. No entanto, a modalidade pode ser liberada para novos beneficiários conforme decreto do Governo Federal.
Um dos requisitos para ter direito ao consignado é ter uma renda fixa que possa ser comprovada. Os grupos que se encaixam nesse requisito são os aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de carteira assinada e beneficiários de alguns programas sociais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…