A construção civil sempre é um setor promissor para empreendimentos, pois, mesmo enfrentando diversas crises, trata-se de um mercado que movimenta muito dinheiro. Qualquer serviço ou produto direcionado para obras tem uma demanda recorrente, já que as pessoas estão investindo em novas construções e reformas o tempo inteiro. Diante desse cenário, abrir um negócio na área pode render bons frutos a longo prazo.
Em um mercado muito saturado pelo excesso de profissionais qualificados e especialistas no assunto, existe uma pequena brecha que abre espaço para empreendedores estreantes se destacarem: o mercado de pisos e revestimentos. Não é comum encontrar negócios focados exclusivamente nesse segmento, que acaba sendo crucial em praticamente qualquer obra.
A seguir, entenda como o mercado de pisos pode render boas oportunidades de empreendimentos em diferentes aspectos.
Escolhendo um direcionamento
Os pisos e revestimentos são materiais indispensáveis para o acabamento de uma obra, consequentemente se tornando uma das partes mais caras da construção. O comprador sempre precisará adquirir grandes quantidades, baseado nas medidas de cada cômodo, além de priorizar certos tipos de produtos, conforme a necessidade do ambiente.
A partir disso, o empreendedor pode focar em dois segmentos: vender peças de piso em uma loja própria ou oferecer serviços de instalação. Em qualquer um dos casos, é necessário se aprofundar bem no assunto para se destacar no mercado, oferecendo todo o suporte necessário para que os clientes acertem na sua escolha.
De início, pode ser mais seguro focar apenas na venda de pisos, mas, conforme o negócio prospera, permite-se expandir os serviços prestados pela empresa.
O que será necessário?
Para um empreendimento focado na venda de pisos e revestimentos, será necessário ter um bom capital inicial de investimento – afinal, são peças caras que serão revendidas por um valor ainda maior. Além disso, é essencial providenciar um bom fornecedor para encomendar os materiais e manter os estoques abastecidos.
Dispor de uma loja física também é um requisito importante, já que os clientes dão preferência para ver os materiais pessoalmente antes de comprá-los. A escolha de um ponto bem localizado faz toda a diferença para uma loja física, mas, de início, começar com espaços menores e mais direcionados é uma boa alternativa para orçamentos limitados.
Da mesma forma, é sempre válido direcionar a categoria dos produtos nos primeiros meses do negócio. Focar em revestimento para banheiro, por exemplo, ajuda a reduzir os gastos e concentrá-los somente em produtos específicos, que garantem uma possibilidade maior de retorno. Com o tempo, o empreendedor pode expandir para um catálogo maior, assim como abrir uma loja virtual para facilitar algumas etapas.
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