Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Sim, depois de declarar seu Imposto de Renda, é possível fazer a consulta da declaração do IR pela internet. Todo contribuinte que desejar pode verificar o status da declaração que foi enviada para a Receita Federal pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, que é o portal e-CAC.
Ao acessar o portal, você saberá a situação do documento e se precisa ajustar alguma pendência encontrada antes mesmo de o Leão entrar em contato com você para isso. É por essa razão que fazer esse acompanhamento é uma forma de garantir que a declaração foi entregue corretamente, evitando situações desagradáveis com a Receita Federal.
Quanto antes você souber da pendência, mais tempo terá para ajustá-la e resolvê-la, evitando que vire uma bola de neve.
Quando você envia sua declaração, ela entra em processamento. Por isso, para saber em qual ponto desse processo ela se encontra, é preciso entender como acessar a declaração de Imposto de Renda. E isso é muito simples!
Você pode ver a declaração de Imposto de Renda, como ela está sendo processada, acessando o portal e-CAC. Após isso, faça o seguinte:
Depois de seguir o passo a passo acima, você vai encontrar uma das seguintes situações:
Nos casos 1, 5 e 6, você precisará repetir a consulta um tempo depois para descobrir se o processamento foi concluído.
Já no caso 4, é quando você precisa fazer algo a respeito, enviando uma declaração retificadora para arrumar as inconsistências ou erros encontrados pela Receita Federal, para evitar cair na malha fina.
Se a sua dúvida é se declarou ou não o Imposto de Renda no ano atual ou em outros anos, essa questão também pode ser respondida acessando o portal e-CAC. Ele também armazena um histórico de todas as declarações enviadas ou alterações feitas nelas desde a primeira vez que você declarou.
Assim, você pode verificar a situação da sua última declaração e também de outras declarações.
Lembrando que, todos os anos, você precisa checar quais são os critérios apontados pela Receita Federal que obrigam a pessoa a declarar. Sempre que estiver obrigado, não deixe de declarar, para deixar a sua vida fiscal sempre em dia. Esses critérios podem mudar de um ano para o outro e o prazo para declarar costuma durar de março a maio.
Quem não declara e realiza a tarefa com atraso paga multa e juros sobre o imposto devido.
É simples fazer a consulta da declaração do IR, não é mesmo? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais contribuintes saibam como é fácil conferir a situação das suas declarações enviadas para o Leão?
Original de Leoa
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…