Designed by LightField Studios / shutterstock
Todo segurado do INSS tem direito a aposentadoria e uma série de benefícios quando não pode mais trabalhar por motivo de doença, deficiência ou quando chega a uma certa idade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável do Governo Federal por esses pagamentos.
Desde 2009 o Instituto colocou à disposição dos segurados uma plataforma digital a fim de agilizar e facilitar o acesso a todos os benefícios.
A plataforma é Meu INSS onde há a possibilidade de realizar consultas como, por exemplo, em que pé está o pedido de aposentadoria, agendamento de perícias, salário-maternidade, extrato de imposto de renda, entre outros.
Este serviço está disponível desde 2009 e, através do código que é enviado junto com a carta de concessão ao segurado é fácil realizar a consulta.
Mas, e se por um acaso não tiver este número em mãos? Não há motivo para pânico. A consulta também pode ser feita pelo número do CPF.
Só esta informação já basta para ter acesso aos dados.
E é exatamente este tema que vamos orientar neste artigo.
Ao acessar a plataforma digital, o segurado poderá ter acesso às informações referentes aos seguintes benefícios:
A utilização com o número do CPF pode ser feita de três maneiras: Fazendo o login pelo portal Meu INSS como falamos acima, acessando o site da Previdência Social ou através da central de atendimento do INSS pelo número 135.
Vamos explicar a seguir como é o procedimento.
Basta o segurado acessar o site da Previdência Social, clicar no guia INSS que se encontra na parte superior da página.
No menu que se encontra à esquerda, selecionar a opção ‘Consulta de Situação de Benefício’ e em seguida clicar em “Acompanhar Pedido”. O próprio site encaminhará para o Meu INSS.
Uma vez estando no portal Meu INSS, o segurado poderá ter acesso aos benefícios citados anteriormente e aqueles que ainda não são segurados podem acompanhar o seu pedido e fazer até mesmo agendamentos.
Vejamos o passo-a-passo. Acompanhe conosco:
É possível realizar a consulta através do atendimento na Central Telefônica do INSS, pelo telefone 135.
Informe o número do CPF e confirme os dados cadastrais.
Esta confirmação é feita para proteger os dados pessoais e financeiros.
O custo desta ligação será equivalente a uma ligação local, se for realizada pelo celular, através de telefones fixos ou públicos a ligação é gratuita.
Por: Ana Luzia Rodrigues
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…