O balancete preparado pelo seu escritório de contabilidade para o cliente deve ser caprichado e com todos os detalhes possíveis. Isso você já sabe muito bem. Porém, esse não é e nem pode ser o único trabalho a ser oferecido para os clientes. É cada vez mais comum a necessidade de consultoria contábil como um diferencial de mercado.
É justamente aí que a sua empresa deve entrar em cena. Ser “apenas” um escritório de contabilidade fornecendo um relatório numérico é uma missão que praticamente qualquer empresa de contabilidade é capaz de resolver.
Agora, transformar esses números em orientações para o seu cliente, de forma que isso possa alavancar o negócio dele, aí sim é um diferencial e tanto. Como se destacar no meio da multidão?
Números por si só cumprem uma obrigação da empresa para com os seus acionistas, sócios ou mesmo para o governo. No entanto, nem todas as companhias contam com um profissional especializado em interpretar esses números. Muitas vezes, um balancete é encarado internamente como uma mera formalidade. Isso não ocorre por desprezo ao seu trabalho, mas sim por mero desconhecimento.
Como responsável por um escritório de contabilidade, cabe a você apresentar aos clientes qual é o verdadeiro papel de um balancete. Interpretar aqueles números e propor soluções que visem a redução de custos ou o aumento do faturamento é uma maneira de levar informações úteis para os seus clientes. Esses relatórios podem servir de ferramenta de auxílio à gestão e, consequentemente, facilitar a tomada de decisão.
Trata-se de uma oportunidade única que a empresa tem de refletir sobre os dados que foram coletados:
Respostas como essas podem muito bem serem apresentadas pelo profissional de contabilidade – e nesse momento entra em cena um novo e importante serviço que pode ser ofertado para o mercado.
Os meses de setembro e outubro são amplamente utilizados pelas empresas para o início da preparação do planejamento do ano seguinte, no caso de empresas nacionais. Por essa razão, podemos indicar o início do último trimestre do ano como o momento ideal para que os profissionais de contabilidade abordem os seus clientes para apresentar mais essa alternativa de serviço.
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Envolver um profissional de contabilidade no planejamento estratégico da empresa pode trazer muitos benefícios, especialmente àqueles ligados ao melhor gerenciamento dos tributos a serem pagos, às melhores escolhas de alternativas de investimento e mesmo à adoção de ferramentas de gestão que possam automatizar e agilizar processos. Mesmo que o seu feedback inicial seja o de que o cliente “não dá valor” a esse tipo de trabalho, vale mostrar a ele uma perspectiva do que os seus conselhos são capazes de fazer.
Uma projeção de economia para o ano seguinte, mediante a adoção de algumas melhorias de gestão ou mesmo de uma destinação de recursos mais inteligente, por exemplo, é uma boa amostra dos frutos que o seu trabalho é capaz de render.
Uma pesquisa recente, realizada pelo Sebrae, sobre a relação que as empresas têm com os seus contadores, apontou alguns dados muito interessantes:
A partir do momento em que o cliente reconhece o contador como um profissional capaz de melhorar o seu negócio, pode estar certo de que muitas portas irão se abrir. Obviamente, um trabalho personalizado como esse e capaz de agregar valor ao seu negócio virá acompanhado de um custo para o cliente. Todavia, se você mostrar que esse é mais um investimento que vale a pena ser feito, certamente muitos optarão por seguir adiante levando em consideração os seus conselhos.
Com Sage
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