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Consumidores devem estar atentos a fraudes no comércio e principalmente em transações financeiras

O arrefecimento da pandemia, a chegada do final do ano e o pagamento do 13º salário têm levado muitos consumidores às compras, o que vem aquecendo o comércio e a economia. Apesar das vantagens e dos preços atrativos que os comerciantes oferecem neste período, o consumidor deve ficar atento para evitar cair em golpes e fraudes que, embora ocorram durante todo o ano, se tornam mais comuns em épocas de aumento do consumo.

 

De acordo com pesquisa realizada por uma empresa de segurança digital, o número de golpes online do tipo phishing, que permite que criminosos roubem informações confidenciais do usuário, aumentou 32,46% no terceiro trimestre deste ano. O phishing consiste na criação de sites falsos, muitas vezes imitando portais de grandes lojas ou marcas, que capturam as informações bancárias do consumidor no momento da compra.

 

É comum que os golpistas se aproveitem da expectativa do consumidor em encontrar preços mais baixos do que o normal para alcançar mais vítimas. O mesmo oportunismo também ocorre em produtos e serviços financeiros. Segundo Clovis Spinola, diretor de Supervisão do Sicredi no Norte/Nordeste, para tentar diminuir a ocorrência desses crimes junto à sua base de associados, o Sicredi distribui, em todas as suas agências, cartilhas com informações de prevenção a fraudes.

 

“Neste material, há informações sobre como costumam ocorrer golpes com cartões, boletos falsos, golpes por WhatsApp e até mesmo com falsos funcionários. Além disso, na cartilha há orientações e dicas de boas práticas para aproveitar os benefícios do Pix de forma mais segura, assim como a utilização das redes sociais e cuidados básicos que podem aumentar a segurança das senhas”, afirma Clovis Spinola.

 

Algumas dicas podem ser seguidas para minimizar o risco de cair em um golpe desse tipo. Conforme Spinola, o mais básico deles é sempre a desconfiança: o associado deve sempre estar atento às ofertas atrativas demais, mesmo durante os períodos mais propensos à alta de consumo, ter cuidado com QR Codes falsos, links de pagamento e o pagamento por aproximação.

Além disso, é sempre bom verificar com o gerente da conta qualquer situação que julgue suspeita e verificar a veracidade de links de ofertas enviados por grupos de mensagens, por exemplo, e atentar para as transações financeiras online.

 

“No Sicredi, tanto nossos canais digitais quanto os físicos estão em constante atualização e aprimoramento, buscando oferecer ambientes cada vez mais seguros para os associados transacionarem suas operações financeiras”, ressalta Spinola.

 

Ele ainda orienta a nunca fornecer os dados pessoais ou senha por telefone, e-mail ou WhatsApp. “O Sicredi nunca solicita informações de seus associados por esses canais”, conclui.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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