Contabilidade: 4 obrigações acessórias vencem nesta sexta (20)

Uma das tarefas mais importantes de toda empresa é prestar contas com o Fisco, mantendo suas obrigações em dia, para evitar multas ou complicações fiscais que prejudicam o funcionamento da empresa.

Gestores e contadores das empresas precisam estar atentos ao cumprimento dessas obrigações. Dentre elas, estão o envio de declarações, o pagamento de impostos e a escrituração de documentos.

Estamos caminhando para a reta final do mês de dezembro e do ano 2024 e ainda faltam algumas importantes obrigações a entregar. 

Acompanhe conosco e anote as datas para não perder os prazos e ter que arcar com multas. 

Obrigações com vencimento dia 20 de dezembro

  • DCTF Mensal: a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – Mensal, com período de apuração de outubro de 2024, deve ser entregue até dia 20.
  • DIRBI: a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária têm prazo até dia 20 e período de apuração de outubro de 2024.
  • PGDAS-D: Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – período de apuração de novembro de 2024, deve ser entregue até dia 20.
  • DCTFWeb Anual: a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos também precisa ter seu envio até dia 20 com período de apuração do ano de 2024.

Obrigações com vencimento no dia 31 de dezembro

  • DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias deve ser entregue até dia 31 de dezembro (período de apuração de novembro de 2024).
  • DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie também deverá ser entregue até o dia 31 de dezembro (período de apuração de novembro de 2024)

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional. Você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago