Saúde

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já iniciam a semana estressados por conta da rotina e com a quantidade de obrigações a serem cumpridas durante o expediente profissional.

Tudo isso, somado aos problemas pessoais, pode fazer a sua vida profissional se tornar um pesadelo. Por mais que o trabalho seja desgastante em alguns momentos, a ideia é retornar para casa com a sensação de dever cumprido e não sobrecarregado.

Portanto, se você é profissional de contabilidade e pretende ter uma vida mais tranquila essa semana, nós temos algumas dicas para te ajudar.

Esqueça os problemas pessoais no trabalho

Desligue o telefone ou solicite aos seus parentes e amigos que entrem em contato em momentos emergenciais. Entre no escritório e foque no seu trabalho, esqueça todos os seus problemas pessoais, isso deixará sua rotina profissional melhor.

Saber separar os ambientes vai te ajudar bastante, a ter uma rotina livre de tanto estresse na sua rotina.

Se organize

Acorde mais cedo, tome seu café e se arrume mais a tempo, chegar estar organizado e sair um pouco antes de casa vai de te ajudar a não começar o dia com um estresse por chegar atrasado.

Portanto, chegar um pouco antes vai te ajudar a não se estressar com o trânsito ou com os imprevistos.

Dormir corretamente

Dormir bem te ajuda a estar preparado para sua rotina de trabalho, a falta de sono aumenta os níveis do hormônio do estresse no organismo, portanto, dormir adequadamente é indispensável para um contador que deseja se livrar do estresse.

“São necessárias, em média, para um adulto, entre sete e oito horas de repouso diário para um relaxamento reparador. Caso contrário, o impacto de noites mal dormidas pode levar a consequências tanto físicas quanto mentais” afirma o artigo Sono e Saúde Mental, baseado nas opiniões do cardiologista e Prof. Dr. Paulo Henrique Godoy, durante a XLI Jornada Científica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Respeite seu limites

Não acumule problemas de outras pessoas ou tente fazer o trabalho dos outros, isso pode acabar te sobrecarregando. Além disso, não levar seu trabalho para casa também é fundamental para a preservação da sua saúde mental.

Portanto, respeite seu local de trabalho e respeite seu local descanso, não misture as coisas para uma vida sem tanto estresse. Defina e respeite horários e ambientes e você verá uma diferença gigantesca.

Entenda que erros acontecem

Erros são comuns, não estamos dizendo para ser uma pessoa conformada com ele, mas é preciso entender que você precisa corrigi-los e não ficar se punindo mentalmente. Entender que o perfeccionismo está mais para um conto de fadas, na realidade, vai te ajudar a ser mais produtivo.

Seja detalhista (o que é indispensável para um profissional de contabilidade), tenha compromisso, mas esteja pronto para correção de erros ao invés de travar. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo e vai colaborar para que você se mantenha mentalmente saudável.

“Se você faz questão de mostrar um bom desempenho a todo momento, que é um incansável e que é sempre plausível de elogios, vai acumular tanto estresse que, em algum momento, tudo isso explode e pode, inclusive, levar o indivíduo a pedir demissão do emprego. Por isso, é importante o equilíbrio, saber impor seus limites, tirar férias, ter lazer, praticar atividade física, reconhecer suas vocações e se respeitar”, afirma o psiquiatra Arão Zvy Pliacekos, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade do Governo do Ceará.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS confirma as datas de pagamento de benefícios com reajuste. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o  calendário de pagamentos para o ano…

2 horas ago

Quais os principais desafios e oportunidades para os contadores em 2025?

Em 2025, os contadores enfrentarão um cenário de transformações tecnológicas, legislativas e econômicas que impactam…

2 horas ago

Como surgiram os impostos que pagamos hoje?

Você já parou para pensar de onde vem os impostos que pagamos? ICMS, IPVA, IR…

3 horas ago

CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril

Desde setembro de 2024, o MEI (Microempreendedor Individual) passou a ser obrigado a inserir o…

3 horas ago

Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa

A partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras se deparam com o desafio da…

3 horas ago

EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…

3 horas ago