Fonte: Qyon
Para entender o que é contabilidade consultiva, é necessário se lembrar da essência da contabilidade. Essa profissão não se resume apenas a fazer balanços, escriturações de documentos ou entregar as obrigações dentro do prazo. A contabilidade consultiva vai além, e pode te aproximar ainda mais do seu cliente e te ajudar a obter melhores resultados.
Assim, você poderá auxiliar na gestão da empresa a partir do diagnóstico exato das suas necessidades. Mas se você nunca ouviu falar sobre contabilidade consultiva, elaboramos este artigo para te contar mais sobre o tema, veja ainda quais são seus benefícios. Boa leitura!
Podemos dizer que a Contabilidade Consultiva se trata de um modelo de negócios, que possui como foco principal o relacionamento direto com o cliente. Além de desenvolver as funções que são inerentes à profissão contábil, adotar tecnologias e estratégias de inovação no apoio à gestão, pode ajudar o empresário a tomar decisões mais assertivas e, assim, prosperar seu negócio.
Por isso, destacamos que o comportamento consultivo do profissional frente ao mercado faz com que os contadores se destaquem. Diante disso, chamamos sua atenção para a importância de fazer uma boa análise e interpretação de dados contábeis da empresa para antecipar os resultados e agir preventivamente, indicando o melhor caminho para a empresa.
Esse tipo de gestão é uma prática indispensável dentro de qualquer empresa, não importa seu tamanho ou ramo de atividade.
Agora que entendemos o conceito, é preciso destacar que a contabilidade consultiva possui benefícios, que se estendem não apenas aos contadores, mas refletem diretamente nas empresas. O primeiro a ser destacado é a redução de custos, devido à implementação de metodologias eficientes, que resultam na economia de tempo e aumento da produtividade.
Além disso, a contabilidade consultiva também traz inovação através de estratégias modernas e com maior valor agregado. A redução de custos e a inovação no trabalho, que busca melhorar a saúde financeira da empresa, resulta no crescimento espontâneo do negócio. Isso demonstra o valor do serviço contábil e auxilia na valorização do trabalho prestado.
Através da satisfação por usufruir melhor dos serviços contábeis, os clientes se fidelizam, pois, estão vendo acontecer a diferença de gestão nos resultados da empresa. Portanto, destacamos que a retenção de clientes é mais um dos benefícios da contabilidade consultiva.
Ao desenvolver a contabilidade consultiva, o contador pode ainda criar novos serviços e especialidades para agregar valor ao seu escritório, como pacotes exclusivos de consultoria. Não é uma ótima ideia?
O primeiro passo é começar a agir como um profissional que é capaz de melhorar os negócios. Depois, precisamos elaborar um plano de ação para aplicar ao seu trabalho diário, através da proximidade com seu cliente. Para isso, ouça o empresário e faça uma análise completa das suas necessidades.
Reúna os balancetes da empresa, pois esse documento te mostrará todas as informações reais para te ajudar a definir seu plano de ação. Com a análise em mãos, você irá enxergar o cenário financeiro do cliente, o que te ajudará a encontrar soluções coerentes. O próximo passo é apresentar todas essas informações ao seu cliente e fazer o acompanhamento da empresa, mas não se esqueça de sempre utilizar uma linguagem mais acessível para ajudar o empresário a entender o que significa, de fato, cada número.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…