Contabilidade Fevereiro marca o fim de duas obrigações acessórias / Imagem freepik
O mês de fevereiro será marcado pelo fim de duas declarações comuns para os profissionais de contabilidade, mudando o cronograma de obrigações acessórias dos próximos anos.
É extremamente importante que os contadores estejam atualizados sobre as novidades da contabilidade para este e para os próximos anos. A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) vão deixar de existir.
Entenda como vai funcionar o fim dessas duas obrigações e entenda mais detalhes sobre o futuro da contabilidade.
A DIRF está extinta desde o dia 1º de janeiro de 2025, esta obrigação ainda precisa ser enviada esse ano, com informações de 2024. Este será o último envio desta obrigação, que é enviada anualmente desde 1998. Esta obrigação deve ser enviada até o dia 28 de fevereiro.
Portanto, a partir de 2026 esta obrigação não vai precisar mais ser transmitida, ela será substituída pelas informações prestadas na Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e no eSocial.
Em 2025, a DIRF ainda será obrigatória para todas as pessoas físicas e jurídicas que, no ano de 2024, realizaram pagamentos com retenção de Imposto de Renda (IR) ou contribuições sociais, como PIS, COFINS e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Leia também:
A DCTF é mais uma obrigação que está extinta para fatos geradores a partir de janeiro de 2025. Em fevereiro acontecerá o último envio desta obrigação mensal, referente ao mês de dezembro de 2024.
A última DCTF deve ser transmitida até o dia 21 de fevereiro de 2025, sendo o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês da apuração. Esta declaração será substituída pela DCTFWeb.
Para permitir essas mudanças será incluso na DCTFWeb o Módulo de Inclusão de Tributos MIT (MIT), um serviço integrado que servirá para a inclusão dos débitos relativos a tributos que ainda não são enviados na declaração.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…