Chamadas

Contabilidade: prazos das obrigações acessórias para o mês de março

Uma das tarefas mais importantes de uma empresa é prestar contas com o Fisco, mantendo suas obrigações em dia, para evitar multas ou complicações fiscais que prejudicam o funcionamento da empresa. São várias declarações e documentos a serem apresentados ao longo do ano, e fica difícil recordar na mente todas as datas e prazos.

Para os profissionais de contabilidade, é um dever manter as obrigações contábeis em dia de todos os clientes a fim de evitar multas e punições. 

Tendo em vista a importância de manter as contas em dia, no texto a seguir é possível ver as obrigações fiscais que estão vencendo neste mês de março. Fique atento e não perca os prazos!

Leia também: Obrigações Acessórias Da Receita Federal 2023

EFD- Contribuições

Vamos começar pela  EFD-Contribuições que é utilizada pelas pessoas jurídicas para informar à Receita Federal as informações sobre a contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins. O envio destas informações é feito em arquivo digital por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita deve ser entregue no dia 14 de março, com fato gerador de janeiro de 2023.

EFD-Reinf

O objetivo desta escrituração é de informar os rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda e Contribuição Social do contribuinte, com exceção daquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

Essa obrigação, em março, deve ser entregue até o dia 15, tendo como fato gerador a escrituração do mês anterior (fevereiro de 2023).

DCTFWeb

A DCTFWeb é um instrumento por meio do qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e destinadas a terceiros (confissão de dívida). A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web deve ser transmitida até dia 15 de março.

A DCTF Mensal: a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – Mensal, com período de apuração de janeiro de 2023, deve ser entregue até dia 21 de março.

Leia também: Obrigações Acessórias: Saiba Quais São Elas E Quais Seus Prazos De Entrega

DEFIS

A DEFIS funciona como como uma Declaração do Imposto de Renda, só que para as empresas do Simples Nacional. Devem estar presentes na DEFIS informações sobre a atividade anual das empresas optantes pelo Simples. O envio da DEFIS 2023 deve ocorrer até o dia 31 de março.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

6 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

8 horas ago