Imagem por @sviatkovskyi / freepik
Nos dias de hoje, a contabilidade é uma ferramenta indispensável para garantir que a gestão do seu negócio seja mais efetiva.
Além de auxiliar o empresário em assuntos tributários e de gestão, também é importante na tomada de decisões.
E esse trabalho pode ser mais significativo se o contabilista oferecer aos seus clientes um serviço diferenciado.
Para isso, os profissionais possuem diversas opções de especialização e, dentre elas, está a contabilidade rural que atua diretamente no atendimento de setores agrícolas, agropecuários, agroindustriais e zootécnicos.
Por se tratar de uma área que está em pleno desenvolvimento preparamos este artigo, com as principais informações para que você possa conhecer melhor como funciona.
Sendo assim, é importante falarmos que as atividades rurais são caracterizadas por:
Também é importante que o profissional entenda que esta é uma área que possui diferenças dos demais setores contábeis e que por isso, será necessário o desenvolvimento de novas estratégias de gestão.
Além de conhecer o Código Brasileiro é necessário que o profissional também esteja atento às normas específicas do setor como por exemplo, o Estatuto da Terra (Lei n. 4.504/1964) e a Lei da Política agrícola, (Lei n. 8.171/1991).
Para garantir a eficácia do seu trabalho, cada indústria deve ser avaliada individualmente para garantir a aplicação das leis de forma correta, pois, além da aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade – receita, despesas e custos da empresa, também devem constam todo processo relativo às atividades rurais, como por exemplo:
Outro fator importante são os termos técnicos, que farão parte da sua rotina.
Dentre eles podemos citar: a atividade zootécnica referente à criação de animais para fins comerciais e industriais; a atividade agrícola que se trata da exploração do solo para plantio e também as atividades agroindustriais que beneficiam o produto agrícola.
Todas essas devem ser consideradas para o registro completo do Elenco de Contas, que é o plano de contas, voltado à organização e planejamento do seu negócio.
Para que tudo esteja em dia com a empresa, veja os principais documentos que precisam ser acompanhados mensalmente pelo contador:
Além de estar atento à todas as informações, o relacionamento entre cliente e contador também é necessário para garantir que todos os detalhes estejam claros para os dois lados.
Com apoio do seu cliente, é possível encontrar as alternativas de atuação contábil para conseguir resultados mais significativos para o negócio.
É importante ressaltar que, ao deixar sua contabilidade de lado, o pequeno produtor está correndo riscos, principalmente, de ser autuado pelo Fisco.
Sem falar que, a evolução tecnológica, a busca por produtos melhores e o aumento da produtividade, tem sido necessário o desenvolvimento de técnicas tanto na área de produção como também no gerenciamento financeiro de sua propriedade.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…