Contabilidade

Contabilidade: veja como preparar os seus clientes para o IR 2025

O segundo trimestre de todos os anos costuma ser um dos períodos mais agitados e lucrativos para os escritórios de contabilidade por conta do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que nos últimos anos foi transmitido entre o período de março a maio.

Com toda certeza, milhares de contadores estão recebendo mensagens dos seus clientes, que estão ansiosos para a restituição do IR. Os clientes querem informações sobre como se preparar para realizar o envio da declaração nos primeiros dias.

A maioria das pessoas já entende que é benéfico enviar a declaração do IR nos primeiros dias de envio.

Contabilidade, veja como preparar os seus clientes para O IR

Uma mensagem de texto ou PDF bem trabalhado explicando alguns detalhes para os seus clientes pode facilitar a sua vida no Imposto de Renda de 2025. Você pode incluir essas mensagens:

Comprovante de rendimentos: até o último dia útil de fevereiro as empresas devem entregar aos trabalhadores os comprovantes de rendimentos, solicite que seus clientes estejam com o documento em mãos. 

Comprovante de rendimentos de aplicações financeiras: até o final de fevereiro bancos e corretoras de valores devem disponibilizar os comprovantes referente aos rendimentos de aplicações e movimentações financeiras.

Notas fiscais: não esqueça de avisar aos seus clientes para eles separarem as notas fiscais com todas as despesas dedutíveis (aproveite e avise quais são as despesas dedutíveis).

Dependentes: alertar sobre quem pode ser dependente e que esses dependentes não podem estar presentes em outras declarações também pode ser importante. Também se pode explicar sobre quais dados são necessários para inclusão dos dependentes no IR.

Conta gov.br: explique para os seus clientes sobre a conta gov.br e sobre a importância da conta estar no nível ouro ou prata, fale também como você fará para acessar a conta do seu cliente. Isso facilitará a sua vida.

Leia também:

Mais orientações

Existem muitas outras dicas sobre o imposto de Renda, mas as que citamos podem te ajudar a orientar seus clientes e adiantar o seu trabalho. O ideal é montar um PDF e você pode decidir a sua estratégia de envio.

Além dessas perguntas e orientações básicas, monte um questionário para saber o número de dependentes, fontes de renda, bens e dívidas, entre outros detalhes. Esse questionário será seu aliado no momento de precificar seus serviços.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

24 minutos ago

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

2 horas ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

15 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

16 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

16 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

17 horas ago