Contabilidade aprenda como preparar os seus clientes para o Imposto de Renda / Imagem freepik
O segundo trimestre de todos os anos costuma ser um dos períodos mais agitados e lucrativos para os escritórios de contabilidade por conta do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que nos últimos anos foi transmitido entre o período de março a maio.
Com toda certeza, milhares de contadores estão recebendo mensagens dos seus clientes, que estão ansiosos para a restituição do IR. Os clientes querem informações sobre como se preparar para realizar o envio da declaração nos primeiros dias.
A maioria das pessoas já entende que é benéfico enviar a declaração do IR nos primeiros dias de envio.
Uma mensagem de texto ou PDF bem trabalhado explicando alguns detalhes para os seus clientes pode facilitar a sua vida no Imposto de Renda de 2025. Você pode incluir essas mensagens:
Comprovante de rendimentos: até o último dia útil de fevereiro as empresas devem entregar aos trabalhadores os comprovantes de rendimentos, solicite que seus clientes estejam com o documento em mãos.
Comprovante de rendimentos de aplicações financeiras: até o final de fevereiro bancos e corretoras de valores devem disponibilizar os comprovantes referente aos rendimentos de aplicações e movimentações financeiras.
Notas fiscais: não esqueça de avisar aos seus clientes para eles separarem as notas fiscais com todas as despesas dedutíveis (aproveite e avise quais são as despesas dedutíveis).
Dependentes: alertar sobre quem pode ser dependente e que esses dependentes não podem estar presentes em outras declarações também pode ser importante. Também se pode explicar sobre quais dados são necessários para inclusão dos dependentes no IR.
Conta gov.br: explique para os seus clientes sobre a conta gov.br e sobre a importância da conta estar no nível ouro ou prata, fale também como você fará para acessar a conta do seu cliente. Isso facilitará a sua vida.
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Existem muitas outras dicas sobre o imposto de Renda, mas as que citamos podem te ajudar a orientar seus clientes e adiantar o seu trabalho. O ideal é montar um PDF e você pode decidir a sua estratégia de envio.
Além dessas perguntas e orientações básicas, monte um questionário para saber o número de dependentes, fontes de renda, bens e dívidas, entre outros detalhes. Esse questionário será seu aliado no momento de precificar seus serviços.
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