Chamadas

Contador: Entenda a importância do marketing e da segmentação de mercado para o seu escritório

O marketing e segmentação de mercado é uma forte tendência entre os escritórios contábeis em todo o país. Isso não poderia ser diferente, pois com ela é possível desenvolver serviços personalizados para os clientes e com isso melhorar o posicionamento no mercado. 

Os escritórios que não aplicam essas mudanças, correm o risco de ficarem defasados no mercado. Principalmente, porque os clientes estão mais exigentes e buscam serviços contábeis de alta qualidade e modernos, capazes de solucionar os seus problemas.

Para que o seu escritório consiga ficar à frente da concorrência, elaboramos este post com informações relevantes sobre esse tipo de prática de marketing. 

Importância do Marketing e segmentação de mercado

O cenário empresarial passa por um importante período de transformação digital. Nele, as empresas lutam constantemente para manter uma boa presença no mundo digital e com os escritórios de contabilidade isso não é diferente.

Contudo, para o escritório contábil conseguir apresentar diferenciais nos serviços e chamar a atenção dos clientes é preciso:

  • Empatia para ser capaz de identificar as reais necessidades dos clientes;
  • Criatividade para desenvolver soluções eficientes para o público-alvo;
  • Investir em tecnologia para auxiliar o escritório de contabilidade e otimizar os seus processos.

Adotar recursos de marketing e de segmentação de mercado é fundamental para que a empresa contábil consiga captar novos clientes, fidelizá-los e se manter saudável em uma área tão concorrida como essa.

É por meio da segmentação que os gestores conseguem oferecer serviços diferenciados aos seus clientes e um atendimento exclusivo.

Motivos para implantar o marketing e segmentação

Quando um escritório contábil implanta ações de marketing e segmentação de mercado, ele consegue prestar um serviço diferenciado e de alto valor para os clientes. Isso ajuda a empresa ter um bom posicionamento no mercado e atraía um número maior de clientes. 

Por essa razão, as empresas que investem nessas práticas conseguem se destacar frente à concorrência e obter faturamentos altos. No entanto, os benefícios não se limitam a isso, veja abaixo as principais vantagens que a estratégia de segmentação proporciona:

Conhecimento sobre o cliente

Com o nicho de mercado definido, os gestores conseguem conhecer melhor o perfil do seu público-alvo. Isso acontece porque com a criação da persona é possível compreender com clareza quais são as dores e desejos dos clientes, ou seja, o que eles procuram ao contratar um escritório contábil. 

Com base nessa informação é possível personalizar um serviço contábil de alta qualidade. Capaz de atender as necessidades dos clientes e surpreendê-los com soluções eficientes e um atendimento especial para cada um deles. 

Esse tipo de serviço personalizado permite que o escritório fique à frente da concorrência e ganhe a preferência dos clientes. 

Criação de novos serviços

Após identificar as dores dos clientes, é possível desenvolver poderosas estratégias para suprir tais necessidades e aumentar os resultados do escritório de contabilidade.

É na tentativa de suprir as dores dos clientes que os gestores criam serviços personalizados que atraem a atenção do público-alvo e se destacam entre a concorrência.

Contudo, para que isso aconteça, é crucial saber com que tipo de cliente o escritório irá lidar e treinar adequadamente a equipe nos assuntos pertinentes ao atendimento a um público específico.

Como implementar o marketing e segmentação

Para implementar o marketing e segmentação de mercado é necessário que o gestor realize uma profunda análise dos seus clientes para então agrupá-los em nichos específicos.

Uma técnica amplamente utilizada pelos profissionais de marketing é o método de curva ABC de clientes, que auxilia durante análise dos dados do público-alvo. Após isso, basta determinar o segmento que irá trabalhar e elaborar estratégias específicas.

As ações de marketing e segmentação do mercado são importantes para qualquer escritório de contabilidade que deseja se destacar no mercado. Através delas, os gestores podem conhecer as dores e necessidades dos seus clientes e prestar soluções personalizadas. 

Para colocá-las em prática, você, quanto gestor, precisa realizar uma pesquisa profunda sobre o perfil dos seus clientes. Com base nessa informação, será possível desenvolver serviços de qualidade e inovadores, assim como ficar à frente da concorrência. 

Uma dica bacana é contar com a assessoria de profissionais especializados em marketing contábil. Eles poderão instruir você e sua equipe, sobre como reestruturar seus serviços e relacionamento com os clientes. 

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

2 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

4 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

9 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

10 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

10 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

10 horas ago