Imagem por Claudio_Scott / pixabay
Em agosto do ano passado, o CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) lançou o serviço do portal Fisco Fácil, em parceria com a Sefaz-RJ (Secretaria do Estado e Fazenda do Rio de Janeiro). A iniciativa teve (e tem) como objetivo a regularização da classe contábil no Estado do Rio. Apenas empresas e profissionais registrados no Conselho é que podem utilizar o sistema.
Pode-se dizer que a iniciativa deu frutos. Isso porque nestes últimos cinco meses, cerca de 700 profissionais de contabilidade se habilitaram no Portal. Essa medida tem o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Estado do Rio. Isso é feito através do aumento da fiscalização de profissionais da contabilidade e contribuintes. Dessa forma, evita que pessoas não habilitadas ou em situação irregular exerçam a profissão.
Entre outras funcionalidades, o Fisco Fácil permite que os contribuintes consultem informações sobre débitos, emitam certidões e outros documentos fiscais e façam parcelamentos e retificações de impostos a pagar.
A regularização deve ser feita junto ao CRC-RJ, por meio do número de Whatsapp (21) 96564-0134. Durante a troca de mensagens com o sistema eletrônico de atendimento, é preciso escolher a opção 1 (Registro – Fisco Fácil).
De acordo com Samir Nehme, presidente do CRCRJ, a fiscalização dos profissionais contábeis é o caminho para a melhoria dos ambiente de negócios no Estado do RJ. Para ele, a categoria é a “principal interlocutora entre o setor empresarial e a Administração Pública, sendo estratégica para o aumento da arrecadação e o combate à fraude e à sonegação de impostos”.
Leia também: Mudanças já na entrega da DCTFWeb 2023 para empresas sem movimento
Mais que um simples consultor de negócios, o contador é um profissional fundamental na vida de empresários e empreendedores. Ele é o responsável por manter todos os trâmites legais da empresa dentro da lei e em dia.
Ele também é um profissional fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois sabe funções estratégicas que podem colaborar para o sucesso do negócio.
Ao ser credenciado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ele pode atuar diretamente com gestão empresarial, auditorias, perícia, controladoria e quaisquer órgãos financeiros. Além de estar regular dentro da profissão.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…