Imagem: Dragana Stock / freepik -
A agenda de obrigações fiscais para o calendário de 2024 é composta por declarações que têm formato anual, sem descuidar das entregas mensais que uma assessoria contábil deve realizar .
Às vésperas do ano novo, marcado por um período desafiador para diversos setores da economia global, a chegada de 2024 representa uma oportunidade crucial para renovar estratégias e garantir benefícios tributários que impulsionem o sucesso empresarial.
Assim, em meio a um cenário econômico complexo, estar em dia com as obrigações contábeis pode ser a chave para uma considerável redução nos encargos fiscais mensais, proporcionando à empresa recursos adicionais para investimentos estratégicos ou mesmo para a remuneração dos sócios.
Dessa forma, preparamos a seguir as principais obrigações do ano que está por vir.
Leia também: O Que Fazer Quando A Obrigação Contábil Cai No Feriado Ou Fim De…
Em linhas gerais, as obrigações acessórias são aquelas declarações que precisam ser entregues mensal, trimestral e anualmente pelas empresas visando mostrar ao governo que a empresa cumpre com suas obrigações e segue as regras fiscais estabelecidas.
Assim, fica evidente que essas declarações são de entrega obrigatória e, por isso, a não entrega delas pode ocasionar multas altas que prejudicam a empresa.
Portanto, confira no próximo tópico as principais obrigações acessórias dos três primeiros meses de 2024.
As obrigações tributárias acessórias para empresas no Brasil podem incluir e variar de acordo com a natureza e o porte da empresa e com a atividade econômica que desenvolve.
Elas podem incluir:
Leia também: 5 Tendências Para A Contabilidade. Veja Como Atrair Clientes
Dia 31: Entregar DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – para empresas do Simples, com dados sociais, fiscais e econômicos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…