Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Os trabalhadores que receberam o auxílio emergencial no ano passado, mas que esse ano tiveram o benefício negado tem até o próximo dia 12 de abril para contestar a decisão, segundo informou o Ministério da Cidadania. O pedido de contestação deve ser realizado no Portal de Consultas da Dataprev, que é o portal responsável por confirmar que está aprovado ou não para a nova rodada de pagamentos.
Vale lembrar que a contestação não é direcionada para todos os beneficiários do auxílio no ano passado, mas sim, para todos aqueles que receberam a última parcela no mês de dezembro. Os beneficiários que tiveram o auxílio cancelado ao longo de 2020 não podem realizar a contestação.
Ao realizar a consulta pelo Portal da Dataprev e sua situação seja de “inelegível” a própria página oferecerá a opção de “contestar”. Os sistema aceitará somente os pedidos passiveis de contestação, que permitem a atualização da base de dados da Dataprev, como, data de nascimento errada ou ainda CPF não identificada, bem como vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas.
Vale lembrar que mesmo com a situação de aprovado no auxílio emergencial 2021, o beneficiário ainda pode ter o auxílio cancelado, isso porque o governo realizará um pente fino constante para verificar possíveis inconsistências ou irregularidades no pagamento das novas parcelas.
Por fim, caso o seu benefício venha a ser cancelado, saiba que também será possível realizar a contestação no site da Dataprev, podendo assim reverter o cancelamento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…