Levantamento realizado entre setembro e outubro de 2023 aponta que 54% dos entrevistados
costumam fazer saques no dia a dia – este número é 12 pontos percentuais a mais do que em 2022
O levantamento foi realizado pela A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital, e o instituto de pesquisa Datafolha, apontando a relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos, caixas eletrônicos e meios de pagamentos.
Contra a correnteza
Conforme o estudo, o saque em dinheiro é uma das funções bancárias mais utilizadas no Brasil.
Ao todo, 54% dos brasileiros conectados à internet declaram que essa é uma das principais operações realizadas cotidianamente, isso representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em agosto do ano passado.
Dentre as outras funções bancárias utilizadas com mais frequência estão: pagar contas (69%), receber dinheiro (67%), consultar saldo e extrato (60%), fazer compras no cartão de crédito (50%), fazer recarga de celular (41%) e fazer depósitos (42%).
Leia também: 13º Salário: Veja Dicas Para Usar Bem O Dinheiro
“O crescimento no saque de dinheiro convive com o aumento do uso de bancos digitais, porque o caixa eletrônico é um ponto de integração físico e digital para a população”, complementa Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.
Dinheiro
A pesquisa aponta ainda que 2 em cada 10 brasileiros conectados à internet que possuem alguma fonte de renda costumam receber sua remuneração em dinheiro.
Esta forma de recebimento aparece na terceira posição entre as opções listadas e é mais presente nas classes econômicas mais baixas (C/DE).
“Há um contingente grande de pessoas que recebem seus rendimentos em espécie e o caixa eletrônico tem um papel importante de inclusão financeira para essas pessoas”, pondera Mazzi.
Em torno de 29% dos entrevistados declaram utilizar o dinheiro físico como uma de suas principais formas de pagamento no dia a dia.
O dinheiro aparece empatado com cartão de crédito tanto no quesito principal forma de pagamento, quanto na forma preferida.
Leia também: Já Pensou E Ganhar Dinheiro Extra Com Um Negócio Digital?
Nas classes C, D e E esse número sobe para 32% e quando falamos do Nordeste, o índice chega aos 40%.
“O dinheiro em espécie devolve ao cidadão um poder de compra e uma autonomia para poder usar seus recursos conforme sua conveniência e não apenas condicionado ao seu endividamento, por exemplo”, avalia.,
Motivos para utilização do dinheiro em espécie.
Segundo o estudo, os principais motivos de preferência para uso do dinheiro são (pergunta de resposta única):
- Lugares que só aceitam dinheiro: 22%
- Já estou acostumado a pagar em dinheiro: 15%
- Ao usar dinheiro consigo controlar melhor meus gastos: 10%
- Pagando em dinheiro é possível ter descontos: 13%
- É mais prático: 9%
- Recebo meu salário em dinheiro: 6% (nas classes C, D e E, esse índice sobe para 8%)
- Me sinto mais seguro ao sair apenas com o dinheiro que utilizarei naquele momento: 6%
- Não preciso pagar taxas: 6%
- Tenho medo de ter o cartão clonado e ficar sem dinheiro: 4%
- Tenho medo de ser roubado, perder o cartão: 4%
- Não tenho cartão: 3%
Vale destacar ainda que, mais da metade dos brasileiros (53%) costuma guardar dinheiro em casa, sendo que 2 em cada 3 guardam até R$ 200 reais em casa.
Mais da metade dos usuários de caixa eletrônico (56%) realizam outras funções além do saque, com destaque para a classe C (61%) e para os clientes de bancos com agências físicas (59%).
A pesquisa aponta ainda que 98% dos usuários dos caixas eletrônicos do Banco24Horas conhecem pelo menos uma das funções oferecidas pelo equipamento, sendo o saque é a mais conhecida (85%).
Além do saque, as pessoas conhecem: transferências (49%), pagamento de boletos (42%), depósitos (41%), recarrega de celular (20%), prova de vida do INSS (6%), compras de gift cards (5%) e recargas de TV (5%).
Contas em banco
Segundo o levantamento, 95% dos brasileiros conectados à internet têm contas em bancos.
Sendo que, destes, cerca de 67% têm contas tanto em instituições com agências físicas quanto bancos digitais e aproximadamente 14% têm apenas contas em bancos digitais, número que cresceu significativamente de 2022 para cá.
Leia também: 10 Maneiras Diferentes De Ganhar Dinheiro Com A Contabilidade
Até o ano passado, o índice de pessoas com contas apenas em bancos digitais era de 9%.
Drex
Segundo o levantamento, apenas 18% dos brasileiros conectados à internet sabem o que é o Drex, moeda digital do Brasil.
Para Luiz Fernando Ribeiro Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, isso mostra a importância de promover a educação financeira da população e disseminar o impacto do real digital na vida do brasileiro.
Golpes financeiros
O estudo aponta quais são os principais medos que os brasileiros têm quando o assunto são golpes financeiros. O brasileiro tem mais medo de ter o celular roubado do que a carteira.
Abaixo, listamos principais preocupações e a porcentagem de entrevistados que disseram ter muito medo de enfrentar um determinado tipo de problema, como:
- ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via transferência eletrônica instantânea: 65%
- ter os dados vazados na internet: 64%
- ser vítima de golpe ou fraude financeira que utilize a transferência eletrônica instantânea para retirar o dinheiro da conta: 62%
- ser forçado a fazer transferência via transferência eletrônica instantânea: 56%
- ter o cartão de crédito clonado após uma compra on-line: 61%
- ter os dados do cartão de crédito/débito utilizados para fazer compras sem autorização: 61%
- pagar um boleto falso (golpe): 51%
- ter o cartão de crédito clonado após uma compra física em um estabelecimento comercial: 60%
A importância dos celulares na vida financeira do brasileiro fica evidente quando a grande maioria (85%) indica possuir mais medo de ter seus aparelhos celulares roubados do que suas carteiras.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp