Designed by @freepik / freepik
Com a volta às aulas ainda sem data definida, a convivência familiar deve continuar por mais um tempo sendo um verdadeiro desdobramento que envolve trabalhar, cuidar dos filhos e da casa, além de outras atividades.
Assim, o grande desafio é: como criar uma convivência saudável entre todos os membros da família que estão sob o mesmo teto durante 24 horas por dia e sete dias por semana?
Segundo Heloísa Capelas, CEO do Centro Hoffman e especialista em autodesenvolvimento e inteligência emocional, existem algumas dicas práticas e fáceis de serem aplicadas no dia a dia para fugir do stress, se divertir com os pequenos e conciliar as rotinas profissionais e domésticas sem enlouquecer por alguns instantes.
Confira!
Para os familiares se entenderem nesse “novo normal” é preciso fazer uns combinados entre si.
Os pais podem se revezar ao ficar com as crianças – enquanto um trabalha, o outro fica com a garotada, depois trocam.
“Nessa hora é fundamental adequar os horários e as ações. Todos terão fazeres em conjunto, mas também individuais. É normal cada família ter seu próprio combinado, suas próprias dinâmicas, seus próprios horários”, explica Heloísa.
Enquanto os adultos têm de trabalhar e fazer outras tarefas, os pequenos têm as atividades escolares e tudo mais que faz parte do universo delas.
Por conta disso, o combinado com as crianças pode ser feito sobre quais momentos ficarão juntos para brincar, montar um quebra-cabeça, estudar e contar histórias, por exemplo.
Mas lembre – os combinados podem ser recombinados para que a família não caia na rotina e todos fiquem bem.
Durante o “expediente” dos pais, a cada uma hora e meia, a família toda pode se reunir e fazer uma atividade em conjunto por uns 15 minutos.
Ou seja, depois de uma hora e meia de atividades individuais, reserve 15 minutos de brincadeiras e interação.
Assim, os pais vão trabalhar, as crianças vão fazer lição e suas atividades, e depois todos terão muitos momentos agradáveis juntos durante cada pausa.
Se sentir que está ficando estressado, uma dica é reunir a família, colocar uma música alegre e propor que todos dancem e cantem.
Assim, todos extravasam a energia, ficam contentes e aliviados para voltar às atividades, caso seja preciso.
Quando estiver tenso, faça uma respiração profunda. Com os ombros relaxados, inspire profundamente, encha seu diafragma, segure por três, quatro segundos, e solte todo o ar.
Faça isso até cinco vezes, ou quanto achar necessário para relaxar. Você vai ver como tudo ficará mais calmo.
“É importante muitas vezes simplesmente respirar, relaxar e sorrir, sem se cobrar tanto. Tem muitas pessoas passando por isso, e estão todas buscando resposta”, lembra a CEO do Centro Hoffman.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…