O comitê de política monetária, manteve a taxa de juros em 13,75%. A decisão em Brasília foi tomada mesmo com a pressão do governo e das indústrias que pediam a queda da SELIC.
A SELIC é um instrumento usado pelo Banco Central para tentar controlar a inflação, que continua alta e a expectativa de inflação para os próximos dois anos, 2024 e 2025 é acima da meta.
Leia Também: Ministro Diz Que Juros Do Consignado Do INSS Ficarão Abaixo De 2%
Críticas
A taxa de juros está no mesmo patamar desde o início de agosto de 2022, ela foi mantida pela quinta vez seguida, a decisão do banco central, mostra que ele não cedeu a pressão do governo.
As primeiras críticas diretas a taxa de juros, foram feitas dias depois de Lula assumir a presidência, de lá para cá o presidente falou pelo menos mais quatro vezes contra a taxa de juros.
Nesta quarta, o ministro chefe da casa civil em reunião com jornalistas renovou as críticas sobre a atuação do presidente do Banco Central.
“O que opresidente do Banco Central está fazendo é um desserviço com a nação brasileira, ele elevou esse partamar de juros quando a inflação estava em torno de 10% hoje a inflação está um pouco acima de 5%” disse Rui Costa.
Representantes de setores da economia, como indústria e comércio também tem defendido a redução da taxa de juros, a expectativa do governo e do mercado agora é pela divulgação da ata da reunião do comitê de política monetária, o documento vai detalhar a justificativa para a decisão, o que pode indicar melhor uma tendência para as próximas reuniões, se o Banco Central já vê a possibilidade de começar logo uma redução na taxa de juros.
Segundo especialistas, o Brasil precisa de juros mais baixos para poder crescer, não só famílias como empresas também, esse caminho é construído com controle de inflação, um país com juros mais baixos ele tem condição de financiar o empreendedor e as empresas e novos projetos, essas empresas por sua vez contratam mais.
Leia Também: Mega-Sena Acumula Novamente E Prêmio Vai A R$ 63 Milhões
Estados Unidos
Também nesta quarta-feira o banco central norte-americano elevou o intervalo da taxa de juros em 0,25. percentual, assim os juros flutuam entre 4,75% e 5% ao ano.
Ao contrário do Brasil nos Estados Unidos a taxa básica não é fixa, o presidente do Banco Central americano afirmou que a iniciativa procura balancear dois problemas diferentes, o combate à inflação e as dúvidas sobre o setor financeiro, depois da quebra de dois bancos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp