Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), decidiu nesta quarta-feira (04), subir a taxa básica de juros da economia (Selic) em 1 ponto percentual, de 11,75% para 12,75%. Segundo os especilaistas é o maior aumento desde fevereiro de 2017, quando a taxa chegou a 13%.
Mas não foi surpresa a subida dos juros, isso porque os economistas já esperavam pela movimentação do BC. Desde o início do aumento da inflação em março do ano passado, essa é a décima alta aplicada pelo Banco Central à taxa Selic.
A Selic chegou a ter um menor valor, considerado histórico, ao atingir 2% em agosto de 2020. Era uma forma de impulsionar a economia que estava sendo abalada pela pandemia de Covid-19.
De acordo com o Copom, a nova alta teve como base “o mercado externo que seguiu se deterionando”. Outro fator, é a nova onda de Covid-19 na China e também a guerra na Ucrânia.
Em comunicado, o Copom considerou “provável” que na próxima reunião, haja uma nova elevação da taxa Selic. No entanto, garante que deverá ter “menor magnitude” do que o aumento atual, de um ponto percentual.
A taxa Selic serve de base para todas as outras taxas de juros da economia – nos investimentos, nos empréstimos, nos parcelamentos.
Desta forma, quando a Selic sobe, todos os outros juros da economia subem também, gradualmente. E quando a taxa Selic cai, as outras taxas de juros também tenderão a cair.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…