Chamadas

CoronaVac se mostra duplamente eficaz para quem já teve Covid-19

A corrida por uma vacina eficaz contra a COVID-19 segue a todo vapor, e o Brasil não está fora disso. No entanto, no que diz respeito ao país, a candidata mais marcante tem sido a CoronaVac, desenvolvida pela  biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, com direito a uma parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Até o final de julho já haviam sido vacinados com a primeira dose, cerca de 100 milhões de brasileiros de acordo com o Ministério da Saúde. Algumas das marcas aplicadas apresentaram efeitos colaterais e grau maior que outras. 

Com relação a CoronaVac, um recente estudo feito por pesquisadores chineses demonstrou uma excelente eficácia no combate ao vírus. Segundo essa pesquisa, 85 pacientes que foram submetidos a um estudo e que já haviam sido contaminados com a doença, tiveram o número de anticorpos dobrado após receber essa vacina específica.

Além disso, a vacina produzida aqui no Brasil em parceria com o Instituto Butantan é capaz também de multiplicar em 4,4 vezes o nível de imunoglobulina IgG em quem já teve a doença. Os resultados preliminares foram divulgados na Cell Discovery, uma publicação que faz parte do grupo britânico Nature.

Dentre essas pessoas pesquisadas, as idades variavam entre 3 e 84 anos e que já haviam testado positivo para o vírus, no início de 2020. Depois de aferir os níveis de imunoglobulinas e de anticorpos neutralizantes nos pacientes, os pesquisadores selecionaram os cinco que apresentaram os menores indicadores ao final de 12 meses. Eles receberam duas doses de CoronaVac com intervalo de 21 dias.

No entanto, ao longo dos 12 meses de acompanhamento dos 85 pacientes analisados, os níveis dos anticorpos neutralizantes diminuíram de 631, no fim do primeiro mês, para 84 no último mês. No caso da imunoglobulina IgG, o indicador caiu de 28,6 para 7,2 no mesmo período. 

Outra vantagem que a CoronaVac apresenta sobre outras é que o imunizante da Sinovac pode ser armazenado em uma geladeira comum de 2 a 8 graus Celsius. Facilitando a logística de armazenamento e transporte das vacinas.

Contudo, ainda estamos engatinhando no que diz respeito ao Coronavírus.  Muitos estudos ainda precisam ser aprofundados, pois é um questão de saúde pública. 

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago