Nesta quinta-feira (30) é comemorado o Corpus Christi. A comemoração religiosa não é um feriado nacional, de acordo com o cronograma divulgado pelo Governo Federal e publicado no Diário Oficial da União. A data é considerada um ponto facultativo.
Como a confusão é algo bem comum entre trabalhadores, cabe destacar a diferença entre as modalidades em que a folga é algo garantido por lei e quando ela é facultativa.
Portanto, feriados consistem nas datas em que o descanso deve ser concedido ao funcionário sem que haja descontos salariais, isto é definido por lei. Por sua vez, há uma categoria de serviços que não param durante os feriados, trabalhadores que atuam nesse setores, podem cumprir o expediente, desde que os empregadores paguem o dobro da remuneração diária, ou concedam uma folga em um dia futuro.
Em relação aos chamados pontos facultativos, a concessão da folga será opcional, como o nome já sugere. A decisão de escolha pelo descanso ou não caberá à empresa ou ao decreto de cada estado ou município.
Em razão disso, empregadores que optarem pelo expediente nessas datas, não são obrigados a dar alguma bonificação, e ainda podem aplicar os devidos descontos no salário em casos de falta.
Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no século XII, como um movimento eucarístico na Abadia de Cornillon, fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Liege.
A comemoração religiosa significa “corpo de Cristo” e celebra a Eucaristia ao relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data é celebrada sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa.
Na festa religiosa da Igreja Católica, muitas pessoas se reúnem em diversas cidades brasileiras para a tradicional confecção dos tapetes como demonstração de fé e devoção.
A confecção com representações bíblicas e da fé católica é feita com o uso de serragem, sal, borra de café, areia, flores e outros.
Confira abaixo a lista com os feriados nacionais e pontos facultativos do calendário publicado no Diário Oficial da União.
30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo);
31 de maio (ponto facultativo);
7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
2 de novembro, Finados (feriado nacional);
15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra (feriado nacional);
24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
25 de dezembro, Natal (feriado nacional);
31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…