Oportunidades de crédito provenientes de impostos se apresentam em muitos setores da economia brasileira, entre eles o industrial. Entre as taxações específicas da atividade, um dos que se destaca por abrir opções de ressarcimento para as indústrias é o IPI. O Imposto sobre Produtos Industrializados é um tributo federal que incide sobre itens nacionais e importados. Ele é, ainda, um imposto indireto, ou seja, incide sobre o consumo, sendo então repassado no valor da mercadoria, como por exemplo alimentos, roupas, remédios, entre outros.
“As alíquotas do IPI são variadas e o percentual é aplicado de maneira seletiva, conforme a essencialidade do produto. Dessa forma, quanto menos essencial for o item, maior a alíquota. Um dos direitos ao aproveitamento dos créditos para a indústria está previsto no artigo 227 do Decreto 7212/2010, que fala sobre o crédito do imposto relativo à matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, adquiridos de comerciantes atacadistas não contribuintes. Mas existem outras oportunidades”, afirma Wilson F’orlán, fundador e sócio-diretor da WF Associados, escritório especializado em recuperação tributária.
O especialista lista seis oportunidades de crédito de IPI com as quais as indústrias brasileiras podem se beneficiar:
Para aproveitar essas oportunidades, é essencial que as indústrias estejam atualizadas com a legislação vigente e mantenham uma boa gestão fiscal. As normas tributárias são frequentemente atualizadas, e o não cumprimento das regulamentações pode resultar em multas e outros problemas legais. Uma ferramenta importante dessa gestão é justamente a recuperação de créditos de IPI. As indústrias podem revisar seus processos fiscais para identificar valores não aproveitados.
“As oportunidades de crédito de IPI oferecem um alívio significativo para as indústrias, ajudando a reduzir a carga tributária e elevando a competitividade. Mas a utilização eficiente desses créditos requer uma compreensão detalhada da legislação fiscal. Empresas especializadas em consultoria fiscal podem ajudar a identificar e recuperar esses créditos, aumentando a eficiência tributária”, finaliza o sócio-diretor da WF Associados.
Sobre Wilson F’orlan
Wilson F’orlan é fundador e sócio-diretor da WF Associados. Contador (1PR 052581/0-9 T SP) com mais de 30 anos de experiência na área Contábil/Fiscal, é formado em Ciências Contábeis com especialização em Gestão Tributária e Auditoria. Possui MBA em Recuperação de Créditos Tributários e em Compliance e Gestão Tributária. É especialista, ainda, em implantação de obrigações acessórias (SPED CONTABIL, EDF/PIS-COFINS, FCONT, entre outras) perante a Receita Federal. Desde 2012, comanda a WF Associados, com foco em Compliance Tributário, oferecendo serviços de Auditoria, Consultoria Tributária, Societária e de Gestão para empresas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…