Os ganhos obtidos com plataformas de conteúdo digital como TikTok, Youtube e OnlyFans devem ser declarados. E existem duas formas de tributação: como pessoa física, via Carnê-Leão e Imposto de Renda ou como pessoa jurídica, pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Quem optar pela tributação na pessoa física não precisa abrir um CNPJ, e terá a tributação calculada com base na declaração mensal do Carnê-Leão, lembrando que a alíquota pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos. Neste caso, os depósitos dos valores devem ser realizados em uma conta bancária de
pessoa física.
Leia também: Descubra Como Minimizar Erros Na Declaração Do Imposto De Renda De Parente Morto
Já quem preferir a tributação na pessoa jurídica vai precisar ter um CNPJ, escolher o tipo de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e terá uma alíquota de tributação a partir de 6% sobre o faturamento mensal. Os depósitos dos ganhos obtidos devem ser realizados em uma conta bancária de pessoa jurídica.
Leia também: Em Quais Situações O MEI Tem Direito A Restituir Imposto De Renda?
“Sem dúvida, a escolha pelo CNPJ acaba sendo a melhor opção, porque a alíquota de tributação é menor. Ou seja, os ganhos vão ser maiores. Mas, quem não tem tanta certeza se vai criar conteúdo por muito tempo e não quer lidar com a burocracia de abrir uma empresa, deve optar pela tributação na pessoa física e declarar IRPF”, explica Valdir Amorim, coordenador técnico jurídico e tributário da IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial.
Quem não abriu uma empresa, portanto, precisa incluir os ganhos com a plataforma na declaração do IRPF que começa no próximo dia 15 de março. Vale lembrar que, além da declaração anual, é necessário preencher o carnê leão todos os meses e encaminhar para a Receita Federal por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e os valores devidos a título do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), pagos até o último dia útil do mês seguinte.
Quem não declarar esse tipo de ganho está sujeito à multa que pode variar de 75% a 150% do imposto devido. “Importante converter os valores de dólares para real. Lembrando que declarar rendimentos recebidos do exterior é obrigatório e, caso não seja feito, pode ser enquadrado como lavagem de dinheiro ou receptação de artigos do exterior não declarados”, lembra Amorim.
É preciso informar os valores na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”. O contribuinte deve clicar em “Rendimentos do Trabalho Não Assalariado” e selecionar o primeiro mês que começou a receber os valores. Em seguida, pressionar “Novo”. Nesta etapa, o contribuinte será direcionado para uma outra tela e terá que marcar a opção “Titular do Pagamento é o próprio beneficiário do serviço”, completar com o CPF e informar a quantia recebida.
A operação precisa ser repetida mês a mês – caso haja rendimentos recebidos em outros períodos. Caso tenha sido informado os valores mensalmente, pelo Carnê-Leão, é possível importar os dados. Basta o contribuinte ir em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular” e, logo abaixo do botão “Novo”, clicar em “Importar Dados do Carnê-Leão”. Na sequência, a plataforma dá duas opções para acessar as informações: entrar com gov.br ou com código de acesso – este último é obtido pelo e-cac.
A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia.
Imposto de Renda na Prática
Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…