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Quem tem experiência em entrevistas de emprego, sabe que um bom currículo chama a atenção e pode ser um diferencial durante o processo seletivo. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, no segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego ficou em 12%, totalizando 12,8 milhões de brasileiros em busca de recolocação ou mesmo de um primeiro emprego. Então como se destacar em meio à multidão, tornando-se um candidato interessante para o mercado de trabalho? A resposta está nos currículos criativos.
As habilidades adquiridas pela formação acadêmica e também pela experiência, ainda continuam a ser importantes em um currículo. Porém, em um mundo com números crescentes de desemprego e de tecnologias que automatizam de modo crescente diversos setores, as organizações têm valorizado muito as chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, e em algumas seletivas essas habilidades podem até mesmo superar em importância as chamadas hard skills, ou habilidades técnicas.
Para se ter ideia, o Relatório de Tendências Globais 2019, publicado pelo Linkedin, revelou que 92% dos profissionais de recrutamento e contratação concordam que os candidatos com fortes habilidades comportamentais são cada vez mais importantes dentro das corporações. Desse modo as organizações têm prezando, cada vez mais, pela criatividade na elaboração e apresentação do candidato, por meio de um currículo criativo, seja no design ou no uso de infográficos, até o formato, como um vídeo-currículo.
Para o CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, o currículo não só é uma forma de comunicação verbal, como também não verbal. “Além das informações escritas em seu currículo, que são as verbais, há também o visual e o formato, consideradas não verbais, mas que também podem dizer muito sobre você ao recrutador. Desde a escolha de cores, tipografia, até a disposição das informações”. A seguir, confira alguns pontos que podem te ajudar a elaborar um currículo criativo.
Planeje antes de fazer
Tire um tempo do seu dia, em um ambiente calmo e tranquilo, com lápis e papel na mão, e pense em toda sua trajetória profissional, mesmo que esteja iniciando. Pense em suas experiências e habilidades e como quer mostra-las. É importante levar em conta tanto o seu estilo pessoal, sua personalidade, quanto o perfil da empresa, da área ou da profissão para as quais irá direcionar o seu currículo. A identidade visual do currículo passa a ser uma amostra da sua própria identidade.
Mude o visual
Se preferir enviar seu currículo de forma impressa ou por e-mail, tente sair do básico, como texto em cor preta no fundo branco. Faça alterações no design como mudar a cor de fundo, mudar a cor e a fonte do texto, de forma que fique legível e, ao mesmo tempo, descolado. A escolha das cores pode dar uma pequena amostra ao recrutador sobre sua personalidade, por exemplo, o vermelho está associado ao espírito de liderança, vitória e energia. Inserir infográficos que ilustrem suas habilidades e o nível delas, além de inserir ícones ou figuras que as representem também é uma forma de chamar a atenção do recrutador e mostrar sua criatividade.
Inove no formato
Um jeito inovador de evidenciar suas soft skills está na escolha do vídeo currículo. Para optar por este formato é importante escolher um bom local de gravação, uma boa câmera, criar um roteiro para direcionar o discurso e a postura, além de ser o mais claro e objetivo possível em até 3 minutos de gravação. Entre os benefícios de um vídeo currículo estão a possibilidade de inovar na abordagem, seja na escolha de um cenário diferente, seja na edição criativa do vídeo, além da otimização do processo seletivo, adiantando algumas etapas e permitindo que mais candidatos de outras cidades possam participar.
Sobre a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação
Há 34 anos, a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação prepara profissionais para se destacarem no mercado de trabalho por meio de treinamentos de alta performance, ministrados nas áreas da comunicação, liderança, desenvolvimento organizacional e relacionamento com o cliente.
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