Categories: CLTDestaques

Crise institucional paralisa reforma trabalhista

Para o jurista Ives Gandra Martins, as reformas trabalhista, tributária e previdenciária são importantes para a retomada do crescimento do País

A instabilidade política provocada pelas investigações envolvendo o presidente Michel Temer coloca em risco o andamento da reforma trabalhista, que teve o calendário de tramitação suspenso pelo Senado, sem previsão de ser retomado, após a divulgação do áudio em que supostamente Temer dá aval aos donos da JBS para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

Pela manhã, o relator da reforma trabalhista em duas comissões do Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), suspendeu as audiências públicas realizadas para discutir o texto da PEC 38/17, que flexibiliza as regras da CLT, e decidiu adiar a entrega do parecer do projeto.

O texto da PEC 38/17 já foi votado pela Câmara e estava previsto para ser analisado em Plenário pelos senadores entre os dias 15 e 22 de junho.

O governo tem pressa na aprovação  do texto. Além do projeto que estabelece mudanças profundas e polêmicas na legislação trabalhista, estão em tramitação no Congresso Nacional outras propostas que alteram os sistemas tributário e previdenciário.

Favorável às três reformas encampadas pelo atual governo, o jurista Ives Gandra Martins acredita que o andamento das discussões será paralisado até que seja superada a crise institucional instaurada no Congresso com as últimas denúncias.

“São reformas importantes para a retomada do crescimento do País”, defendeu. Na opinião do jurista, a retomada dos debates vai depender dos desdobramentos da crise e da rapidez das investigações. “Caso seja comprovada a inocência do presidente Temer, as reformas voltarão a ser debatidas normalmente”, concluiu.

Via Diário do Comércio

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

5 minutos ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

2 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

3 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

4 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

5 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

5 horas ago