Se você é Microempreendedor Individual (MEI), muito provavelmente ficou sabendo da informação de que as notas fiscais emitidas pela sua empresa mudarão muito em breve. Isso porque será exigida a implementação da CRT 04.
Apesar de ser uma obrigação que entrará em vigor nos próximos meses, muitos empreendedores ainda estão confusos sobre o que de fato é essa CRT 04 na nota fiscal e como isso funcionará.
Pensando nisso, decidimos elaborar esse guia explicando exatamente tudo o que você precisa saber sobre essa CRT 4, o que isso significa de fato, o que muda e quando essa nova exigência começará a ser cobrada.
A sigla CRT significa Código de Regime Tributário. Esse código tem como objetivo identificar o regime de tributação de cada empresa, por exemplo, é se uma empresa MEI, do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, ou seja, cada regime de tributação possui sua própria CRT para identificação.
Dessa maneira, o CRT 04 diz respeito ao código que os MEIs devem utilizar notas fiscais para os órgãos fiscalizadores conseguirem identificar que a sua empresa é uma empresa formalizada como Microempreendedor Individual.
Lembrando que o CRT 04 se refere ao Simples Nacional exclusivo para MEI em operações com não contribuintes de ICMS e ISS. Sendo assim, o CRT 04 é utilizado em situações onde o MEI realiza uma operação de venda ou prestação de serviço para um cliente que não é contribuinte de ICMS ou ISS.
O CRT 04 deverá ser implementado em todas as notas fiscais que você emita do tipo Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe). Confira alguns exemplos:
Com base na Nota Técnica 2024.001, a utilização do CRT 04 para o Microempreendedor Individual se tornará obrigatória a partir de 1º de abril de 2025. Sendo assim, ainda existe um tempo hábil para o início da obrigatoriedade.
A mudança foi estabelecida para padronizar as notas fiscais emitidas pelo MEI, diferenciando quando é uma Nota Fiscal emitida pelo MEI, ou de empresas do Simples Nacional e outros regimes tributários.
A emissão de uma nota fiscal com o código CRT 04 será bem parecida com a emissão do CRT 01. A diferença é que, no momento de emitir a nota, será preciso escolher CRT 04 para a nota fiscal ter validade.
Por fim, vale mencionar que o CRT 04 não substitui o CRT 01 em todas as operações do MEI. Não se esqueça de que o CRT 04 deve ser utilizado quando o MEI realiza uma operação de venda ou prestação de serviço para quem não é contribuinte do ICMS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…