Este ano, a famosa e tão aguardada Black Friday está chegando, será no dia 24 de novembro e marca o início da temporada de compras de fim de ano com promoções e ofertas especiais, atraindo multidões de consumidores em busca de descontos.
Uma das principais métricas que indicam o sucesso dessa data é o ticket médio das compras realizadas.
Leia também: Black Friday: 10 Dicas De Segurança Para Compras Online
Conforme a Neotrust, empresa fonte de dados e de inteligência sobre o e-commerce brasileiro, em 2023, o ticket médio está em aumento, chegando a R$ 473,00.
Esse valor representa uma aproximação do maior patamar histórico já registrado (R$ 475,00 no segundo trimestre de 2021), indicando que os consumidores estão dispostos a investir mais em suas compras durante a Black Friday.
A Black Friday é uma oportunidade para quem deseja economizar com as compras de fim de ano, no entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir com proveito as promoções e evitar problemas.
De acordo com David Fernando Rodrigues, advogado especializado em ações de combate à pirataria, mesmo que a Black Friday tenha como atrativo os preços baixos, o consumidor precisa estar atento e desconfiar quando os valores estão muito abaixo do esperado e perceber que podem ser indicativos de produtos falsificados.
“É fundamental tomar cuidado com as compras online. Muitos sites e perfis falsos idênticos aos de grandes marcas/lojas, o chamado Phishing-as-a-Service (PHaaS) já estão entre um dos fatores de riscos mais recorrentes. Verificar sempre a autenticidade é o primeiro passo para proteger informações pessoais e financeiras”, aconselha o advogado.
Leia também: Black Friday: Dicas Para O Consumidor Não Cair Em Ciladas
Além disso, também é preciso tomar cuidado com sites cujo endereço contenha erros de digitação, como letras em duplicidade, letras faltantes e erros de digitação (typosquatting) e claro, evitar cliques em links suspeitos, completa o especialista.
Grandes marketplaces também podem ser vítimas de golpes aplicados por lojas cadastradas como revendedores (“vendido e entregue por XPTO”), e podem comercializar produtos falsos ou de procedência duvidosa nestas plataformas.
Além disso, tanto plataformas como o próprio equipamento do usuário estão sujeitos a vírus, falhas e invasões, que comprometem sua segurança.
Outro ponto que requer atenção são as compras pelo celular, principalmente via WhatsApp. Apesar da praticidade e agilidade, é mais uma maneira de possível golpe.
Por isso, o consumidor precisar ficar atento ao acessar ofertas recebidas pelo canal, checando se o remetente é de fato da empresa que afirma ser.
Ao seguir essas e outras práticas, pode evitar golpes ao comprar na Black Friday, sem prejuízos e arrependimentos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…