O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023 se encerrará às 23h59 desta quarta-feira (31).
Aqueles que não enviarem a declaração podem enfrentar diversas consequências negativas, como multas, restrições ao nome junto aos órgãos de proteção ao crédito, irregularidades no CPF e, em casos mais graves, até mesmo sanções penais.
É importante ressaltar que os especialistas recomendam que os contribuintes entreguem a declaração dentro do prazo, mesmo que esteja incompleta, e posteriormente façam as correções necessárias para evitar a aplicação de multas.
Leia Também: Confira O Que Pode Ser Deduzido Do Imposto De Renda 2023
Passo 1 – Organize os documentos necessários Antes de começar a sua declaração do Imposto de Renda, é importante reunir os documentos necessários para o preenchimento. Os principais documentos foram mencionados anteriormente.
Passo 2 – Acesse o programa IRPF da Receita Federal Caso você tenha feito a declaração do Imposto de Renda no ano passado, provavelmente possui uma cópia do arquivo salva no computador ou uma versão impressa. Essa cópia facilitará a atualização da declaração atual, especialmente no que diz respeito à relação de bens.
No entanto, se for a primeira vez que você irá declarar o IR, será necessário acessar o programa IRPF, que está disponível para download. Consulte as orientações sobre como baixar o programa IRPF para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao download.
Passo 3 – Escolha o tipo de declaração Ao acessar o programa, chegou o momento de iniciar o preenchimento. Você deve escolher entre as opções disponíveis:
Após escolher o tipo de declaração, preencha ou atualize os campos com os seus dados pessoais, como nome completo, CPF e título de eleitor. Em seguida, será o momento de declarar as despesas e receitas do ano anterior.
Passo 4 – Escolha entre declaração simplificada e completa Durante o preenchimento, você terá a opção de escolher entre a declaração de IR simplificada e a completa.
O programa fornecerá sugestões sobre qual opção é mais adequada, com base nas informações que forem inseridas. No entanto, é interessante definir antecipadamente qual opção é mais adequada para a sua declaração.
Se você possui muitas despesas e dependentes, a declaração completa pode ser mais vantajosa, pois permite um abatimento maior no valor do imposto devido.
Por outro lado, se você não possui dependentes ou muitas despesas que possam ser deduzidas do imposto, a declaração simplificada é mais indicada. Nesse caso, o programa aplicará automaticamente o desconto padrão de 20% no cálculo do imposto.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…