Todos os dias, as empresas do sistema financeiro, incluindo as contas e carteiras digitais, lidam com o aparecimento de perfis falsos nas redes sociais, criados por hackers para roubar dados e acessar a conta de seus usuários.
Somente no primeiro trimestre de 2023, houve mais de 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto em canais eletrônicos no país, conforme a pesquisa divulgada pela CAF, empresa de prevenção a esse tipo de crime.
Redes Sociais
Para aplicar diferentes tipos de golpes, os fraudadores utilizam as redes sociais e, por meio de perfis falsos, se passam por empresas ou pessoas – inclusive famosas. Essa é uma forma de atrair as vítimas em uma relação de confiança.
Na prática, após o contato pelas redes sociais, os fraudadores solicitam dados bancários e informações de credenciais, como o login.
Leia também: Fraudes Com CPF: Acompanhar Situação Do Próprio Documento É Essencial
Além disso, também orientam acesso a links de sites comprometidos ou que direcionam para pagamentos. Todos esses processos podem resultar na perda ao acesso à conta e prejuízos financeiros.
Fique alerta
O cenário assusta. Por isso, estar atento é a melhor prevenção aos usuários. Alerta Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay.
Bruno também destaca que os usuários também podem — e devem — fazer a sua parte, e indica aos leitores do Jornal Contábil dicas importantes:
- Desconfie de perfis de marcas que começam a te seguir e enviar mensagens no modo privado. As empresas dificilmente fazem comunicação dessa forma;
- Não acredite nas promessas de cupons ou promoções com alto retorno financeiro;
- Nunca compartilhe senhas e dados pessoais com desconhecidos ou perfis suspeitos, especialmente códigos de verificação enviados por SMS;
- Utilize apenas canais oficiais e verificados para o relacionamento com as empresas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp