Chamadas

Currículo: Saiba como elaborar o seu e largar na frente na disputa pelo posto de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 13,2 milhões de pessoas estão desempregadas em todo o país. Com a concorrência pelas vagas cada vez mais acirrada, a disputa por uma oportunidade de emprego tem sido cada vez maior. Para aumentar as chances de ingressar no mercado e conseguir o tão desejável posto de trabalho, é importante seguir algumas dicas imprescindíveis na hora de preparar o currículo. O conteúdo precisa ser relevante e apresentado de forma adequada e organizada. Algumas dicas podem evitar erros, que são bem mais comuns do que imaginamos.

 De acordo com Cibele Ovelheiro, gerente de RH da APOIO, empresa especializada em facilities para a área da saúde, o “objetivo”  é a forma de começar o currículo com o pé direito. “Eu diria que o mais importante do currículo vitae é o objetivo. Sempre devemos começar por ele. Ele não deve ser nem amplo demais, porém deve delinear, sem restringir, a área de interesse do candidato. Não recomendo mencionar denominação de cargo, pois variam bastante de empresa para empresa”. Para a gerente de RH, o perfil profissional (ou resumo das qualificações), formação acadêmica, idiomas, cursos e certificações, além da trajetória profissional, são imprescindíveis na hora da elaboração.

Dados pessoais como nome, endereço, telefone celular e fixo e e-mail, não podem ficar de fora da formatação do currículo. “Não é recomendável colocar número de documentos pessoais, por questões de segurança”, aponta. Em profissões onde for possível catalogar exemplos de trabalhos realizados, como designers ou publicitários, é interessante colocar o link do portfólio, para que o requisitante da vaga possa ter uma amostra dos trabalhos realizados pelo profissional.

A foto no CV é uma questão de gosto. Cibele explica que não é necessária, mas caso o candidato queira, é importante utilizar uma imagem de boa qualidade, com vestimenta condizente ao ambiente profissional. Outra dica é o tamanho do material. “O ideal é que não passe de duas páginas, salvo casos onde a pessoa tenha publicações de artigos ou muitos cursos relacionados para o seu objetivo profissional”, explica. Segundo a profissional, os principais erros são a falta de um objetivo, muito texto, ou a ausência de informações importantes como ano de formação ou carga horária de treinamentos realizados. Para deixar o documento mais claro as experiências devem estar na ordem. Projetos voluntários ou acadêmicos realizados também devem ser mencionados. 

Os erros de ortografia são um problema a parte. “Eles acontecem, mas, sem dúvidas, a maior falha é mentir nas qualificações. Isso prejudica a credibilidade do candidato”, aconselha. Para Cibele, um ponto importante, além da coerência, é o cuidado. “A forma como o profissional elabora o seu currículo, diz muito sobre o zelo e qualidade que terá ao executar seu trabalho quando for contratado”.

Primeiro emprego

Aqueles que estão buscando a primeira oportunidade devem ficar atentos. “Os currículos podem ser enviados para os contatos mencionados no anúncio. Recrutadores ou áreas de RH de empresas também estão aptos a ser receber o material. Atualmente, a maioria das companhias possui um site ou e-mail para receber currículos. Esse espaço é crucial para o recrutamento de novos talentos”, explica Cibele. Segundo a gerente de RH, a rede social LinkedIn também é uma excelente ferramenta para localizar recrutadores, além de ser uma plataforma de troca de experiências.

Outro cuidado importante é não “panfletar” o currículo através do e-mail. “É importante ter foco e enviar somente para as áreas de real qualificação”, finaliza Cibele.

Sobre APOIO: Fundada em 1980, a APOIO é uma empresa especializada em limpeza e higienização, que se consolidou na área de saúde. A instituição atua na prestação dos serviços de: higienização e hotelaria hospitalar, manutenção predial, impermeabilização e tratamento de piso, gestão de facilites, paisagismo e jardinagem, portaria e recepção.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

O que abre e fecha a partir de sexta-feira (28), no Carnaval 2025?

O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…

5 horas ago

Mais de 30 cursos gratuitos na USP estão com inscrições abertas

Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…

5 horas ago

Como esconder seu escritório no Google Maps? Descubra

Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…

5 horas ago

Concurso de Contabilidade para O CRC-SP já tem definições e salários de até R$ 11 mil

Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…

5 horas ago

Escritório de contabilidade pode participar de licitação pública? Quais?

A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…

5 horas ago

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

7 horas ago