Técnicos em contabilidade que já realizaram exame de qualificação técnica, chamado de “exame de suficiência”, devem fazer registro até 1° de junho de 2015. A partir desta data o curso de técnico em contabilidade não existirá mais, portanto, aqueles que fizeram o curso antes disso e foram aprovados em avaliação devem realizar o registro para que possam exercer a profissão sem problemas.
De acordo com o vice-presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais e, também, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba, Mauro Sérgio de Melo, a Lei 12.249, aprovada em 2010, por meio de medida provisória, acaba com o curso de técnico em contabilidade. Portanto, somente aqueles que se formaram até o fim de 2014 podem solicitar o registro até junho de 2015 no Conselho Regional de Contabilidade, desde que tenham feito o “exame de suficiência”.
O último aconteceu em abril deste ano. “Os técnicos que se formaram antes da aprovação da lei não precisam realizar o exame, só fazer o registro, se ainda não o fizeram. Já aqueles que se formaram depois precisam da prova e o registro, com entrega de documentação. Quem se formou depois da lei e não fez a prova não pode solicitar registro”, explica.
Vale lembrar que a Central dos Sindicatos Brasileiros e dirigentes das Federações de Contabilistas de vários estados, inclusive de Minas Gerais, tentam derrubar a determinação que extingue o curso de técnico em contabilidade. Inclusive, no fim do ano passado, um grupo esteve reunido com o vice-presidente da República, Michel Temer, para defender a profissão. “Não vamos desistir, mesmo encerrando-se o prazo de registro, nada está definido e nada impede que isso seja revertido. Mas, por garantia, estamos pedindo para que não percam esse prazo”, afirma. (Com Jornal da Manhã)
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp