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Custo-Benefício da Terceirização: Aprenda a avaliar no seu negócio

Uma das principais responsabilidades de um negócio é ter uma gestão financeira eficiente. Manter o controle e organização das finanças garante uma boa saúde financeira e a manutenção das atividades da empresa. Afinal, qualquer erro na gestão financeira pode acarretar perdas e prejuízos monetários ou até mesmo levar ao encerramento do negócio. Portanto, é importante dispor de softwares adequados e conhecimentos necessários para administrar corretamente as finanças do negócio.

Contratar os serviços de uma empresa especializada em gestão de finanças assegura que suas funções sejam realizadas com agilidade, qualidade e eficiência, além de possibilitar a otimização de tempo e dos recursos necessários para as atividades da organização. Porém, para que esse serviço seja contratado com segurança, é importante avaliar se o investimento será vantajoso.

Confira nesse artigo como avaliar o custo-benefício de terceirizar a gestão financeira do seu negócio.

O que é a Terceirização da Gestão Financeira?

Em administração, “terceirizar” significa contratar uma outra empresa que seja especialista nas atividades-meio de uma empresa para que os gestores e funcionários dediquem mais atenção às suas atividades principais. A terceirização da gestão financeira trata-se de contratar uma empresa altamente especializada, que dispõe de softwares adequados e administradores capacitados para cuidar de toda a administração das finanças do negócio.

O resultado da terceirização da gestão financeira é a desburocratização de processos, redução de custos, foco nas atividades principais da empresa e uma estrutura enxuta e eficiente.

Quanto Custa manter uma boa Gestão Financeira do negócio?

Para calcular o custo-benefício da terceirização, primeiro é necessário saber quanto custará para a empresa manter um departamento de gestão financeira interno. Para isso, além de considerar desembolsar valores para manter a estrutura de um departamento financeiro, como sala, móveis, máquinas e consumo de energia, calcule os seguintes custos:

1 — Softwares Eficientes

Os softwares gerenciadores são ferramentas fundamentais quando falamos de uma gestão financeira capaz de organizar e controlar as finanças de um empreendimento. Além das tarefas básicas como emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, relatórios, controle de caixa, entre outras funções, os softwares devem possuir aplicações que tornem a empresa mais competitiva no mercado.

Porém, toda essa tecnologia possui um certo custo para aquisição, treinamento e manutenção, o que pode acarretar em um alto investimento para a empresa. Faça uma pesquisa sobre as tecnologias disponíveis no mercado e compare as opções.

2 — Administradores Financeiros Especialistas

Os conhecimentos de um profissional especializado em finanças têm o seu preço. Contratar um funcionário com todo o conhecimento necessário para cuidar da gestão financeira da sua empresa implica em dispor de valores que paguem por seu salário mensal, além de benefícios e encargos trabalhistas e previdenciários, como pagamento ao INSS, férias, 13º salário, custos demissionais, entre outros.

Administradores competentes e especialistas são peças-chave para realizar a gestão financeira com excelência.

Benefícios Da Terceirização Da Gestão Financeira: Redução De Custos E Otimização De Processos

Com a terceirização da gestão financeira, você não precisa se preocupar com os custos de aquisição de softwares de gestão e nem mesmo com a contratação de funcionários, pois a empresa contratada deve possuir os softwares mais modernos e eficientes, além de profissionais altamente capacitados e especializados em administração financeira.

Isso quer dizer que há uma redução de custos e os recursos economizados podem ser empregados no que for interessante para o crescimento do negócio.

Depois de calcular quanto custa manter um departamento financeiro interno, entre em contato com uma empresa de terceirização de gestão financeira para conhecer suas soluções e valores. Com essas informações é possível avaliar o custo-benefício que a sua empresa pode obter com essa parceria.

Deniane Bezerra é CEO e fundadora da Vibratto , empresa referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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