Ciências Contábeis

Custos Fixos e Variáveis de um empresa: O que são?

O custo é o valor financeiro gasto para produzir ou fornecer um produto ou serviço. O controle dos custos é importante para as empresas, pois eles influenciam diretamente na margem de lucro e no preço final do produto ou serviço oferecido.

Uma gestão eficiente dos custos variáveis pode contribuir para a melhoria da competitividade da empresa no mercado e para o aumento da sua rentabilidade.

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Custos Fixos

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que não variam de acordo com a quantidade de produção ou vendas da empresa, ou seja, são despesas que a empresa terá independentemente do nível de atividade.

Alguns exemplos de custos fixos incluem aluguel do imóvel, salários dos funcionários administrativos, contas de luz, água e telefone, seguro, depreciação de equipamentos, entre outros.

É importante que a empresa tenha uma boa gestão dos seus custos fixos para evitar prejuízos financeiros, já que esses custos serão incorridos independentemente do nível de atividade da empresa.

Além disso, a redução dos custos fixos pode aumentar a margem de lucro da empresa, permitindo que ela seja mais competitiva no mercado.

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Custos Variáveis

Custos variáveis são aqueles que se alteram em função do nível de produção ou de vendas de uma empresa. Em outras palavras, são despesas que aumentam ou diminuem de acordo com o volume de atividade da empresa.

Alguns exemplos de custos variáveis incluem:

  1. Matéria-prima: é um custo variável porque a quantidade de matéria-prima necessária para produzir um produto varia de acordo com a quantidade produzida.
  2. Mão de obra direta: é um custo variável porque o custo com salários e encargos sociais varia conforme o volume de produção.
  3. Comissões de vendas: é um custo variável porque o valor pago aos vendedores varia de acordo com o número de vendas realizadas.
  4. Embalagens: é um custo variável porque a quantidade de embalagens necessárias varia conforme o volume
  5. Fretes e transportes: o custo dos transportes para entregar produtos aos clientes varia com a quantidade de produtos entregues.

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Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

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