O substituto do Bolsa Família, Auxílio Brasil começa a ser pago hoje, quarta-feira (17). Diante disso, a expectativa para recebimento dos repasses só aumenta entre cidadãos brasileiros. O programa, inicialmente, irá amparar cerca de 14,6 milhões de beneficiários.
Vale lembrar que neste mês de novembro, o benefício será concedido em um valor médio de R$ 220, apenas para pessoas que já estavam incluídas no extinto Bolsa Família. A ideia do governo é ampliar o alcance do Auxílio Brasil, e conceder uma cota mensal de R$ 400, todavia, estas medidas foram prorrogadas devido à falta de recursos orçamentários. Para isto é aguardado pela atual gestão do país, a aprovação da Pec dos Precatórios.
De todo modo, para participar do programa é primordial possuir a inscrição no Cadúnico, bem como ter o cadastro em dia junto ao sistema. Ou seja, caso haja alguma alteração em informações tais como, telefone, endereço, e-mail, renda mensal, entre outros dados, é de suma importância realizar a devida atualização.
Vale ressaltar que é através do Cadúnico que o Auxílio Brasil é garantido para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, de modo que as informações contidas no sistema servem para identificar essas famílias e direcioná-las para o programa social.
Conforme o Governo Federal, a recomendação é conferir e atualizar, se necessário, os dados informados no Cadúnico a cada dois anos. Isto porque, qualquer irregularidade encontrada no cadastro pode ocasionar o bloqueio do benefício
Como saber se meu cadastro está atualizado?
Para acompanhar sua inscrição no programa, o beneficiário pode realizar sua consulta através do aplicativo “Meu Cadúnico” (disponível para Android e IOS). Na plataforma, procure saber se informações como as listadas abaixo estão atualizadas:
- Renda familiar;
- Endereço e telefone;
- Composição familiar (morte, nascimento ou saída de alguém da casa);
- Desemprego;
- Mudança de escola do integrante menor de idade.
Vale ressaltar que esta verificação também pode ser realizada fora dos meios online, através do número 0800 707. A ligação é gratuita, e pode ser realizada das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, no caso de finais de semana e feriados.
Enfim, caso haja algum dado desatualizado, será necessário se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para deixar o cadastro em dia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp