O Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido por CNIS, é um documento onde constam todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários da sua vida. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estimula o segurado a atualizar sempre os seus dados, no entanto, a autarquia não está fazendo a sua parte.
Tanto o portal como o aplicativo não estão sendo atualizados pelo Instituto. O que vem dando uma dor de cabeça para quem quer se aposentar ou ter acesso ao auxílio-doença. Com isso, pedidos estão sendo indeferidos.
Numa matéria publicada no jornal Extra do Rio de Janeiro, mostra que após agendar o atendimento em uma agência da Previdência Social em 16 de novembro de 2020, para atualizar vínculos e remunerações, uma segurada esperou até novembro do ano seguinte para ver seu processo concluído.
E, mesmo apresentando carteiras de trabalho, contratos e documentos exigidos para comprovar o tempo de trabalho, a alteração no extrato previdenciário não foi realizada.
O INSS não atualizando seu portal e aplicativo vem afetando as pessoas que estão aguardando análise de carência e qualidade de segurado para todos os benefícios. Segundo o jornal carioca, o INSS demora (a fazer a checagem), por falta de servidor, o que também retarda a atualização. O que impede que alguém que já tem direito de receber algum benefício, tenha seu pedido negado.
Como o sistema do INSS não está atualizado, estão ocorrendo falhas, onde não aparecem as contagens corretas do tempo, carência ou qualidade de segurado, o que atrapalha a vida de quem tem direito a uma aposentadoria mas não consegue por erro do INSS.
Enquanto isso, a autarquia esclareceu que “ao pedir aposentadoria, durante o requerimento, o cidadão pode informar qualquer vínculo que julgue estar faltando, não havendo prejuízo para o requerimento da aposentadoria. Ou seja, não há necessidade de postergar o pedido, já que os ajustes podem ser feitos durante o processo da aposentadoria”.
Confira todos os vínculos de trabalho ou afastamentos
Neste caso, é bom o trabalhador estar sempre atento a sua situação. Por isso, confira sempre se todos os seus vínculos de trabalho ou afastamentos por incapacidade (Auxílio-Doença) constam no seu Extrato Previdenciário.
A principal informação que você deve se atentar é o tempo que durou o afastamento, as suas relações de trabalho, se há vínculos sem a sua data final de encerramento e vínculos extemporâneos (vínculos incluídos fora do prazo).
Geralmente antes de você solicitar um benefício, é perguntado se você quer fazer alguma alteração de dados incorretos do seu CNIS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp