A categoria de microempreendedor individual (MEI) é um tipo de empresa simples e que se ajusta muito bem às necessidades de quem atua de forma autônoma.
Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Todavia, também existem obrigações. Uma delas é a DASN-SIMEI.
A DASN-SIMEI, (Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual), é uma das poucas obrigações de um MEI, ela deve ser enviada anualmente.
Toda empresa deve cumprir suas obrigações mensais e anuais, mensalmente o MEI deve pagar seu DAS, porém, anualmente ele deve transmitir a DASN-SIMEI.
Todavia, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) anunciou, após reunião na semana passada, a prorrogação da DASN-SIMEI para os moradores do Rio Grande do Sul (RS).
Para as vítimas das enchentes do estado, o prazo final para entrega desta obrigação será em 31 de julho deste ano. Para as demais regiões, a entrega original da DASN-SIMEI se mantém em 31 de maio.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba o que é e como funciona a Declaração Anual do MEI, a DASN-SIMEI.
Acompanhe!
Obrigações acessórias são declarações que devem ser enviadas ao governo com a finalidade de prestar informações, empresas e até mesmo pessoas físicas devem cumprir essas obrigações.
O MEI deve anualmente enviar a DASN-SIMEI, pessoas físicas devem enviar a declaração do Imposto de Renda e as empresas devem enviar declarações anuais e mensais.
Ou seja, a DASN-SIMEI é uma obrigação acessória anual e deve ser apresentada em 2023 por todos os empreendedores que foram MEIs pelo menos um dia em 2023.
Ou seja, as declarações são comuns na vida de todos, empresas ou pessoas jurídicas devem enviar suas obrigações acessórias anuais e mensais.
As regras são as seguintes. Para realizar o envio da DASN-Simei, é preciso que:
As declarações anuais (DASN-Simei) de anos anteriores já tenham sido enviada (Se for o caso)
Todas as apurações mensais do ano a que se refere a declaração foram realizadas no PGMEI.
O acesso ao DASN-SIMEI é realizado através do Portal do Simples Nacional ou pelo APP-MEI, que pode ser encontrado no Google Play Store e na Apple Store.
A DASN é o imposto de renda para as empresas que estão cadastradas no Simples Nacional, como MEI.
Esta obrigação anual deve conter todas as informações básicas de receitas e despesas ocorridas no ano anterior.
A DASN-SIMEI deve conter as seguintes informações:
Todas as notas fiscais emitidas no ano anterior;
Extratos bancários;
Informações de vendas realizadas por boletos e cartões;
Informações do funcionário contratado, se for o caso.
Com relação ao prazo de envio, os Microempreendedores Individuais devem enviar a DASN-SIMEI até o dia 31 de maio, se não houverem alterações (exceção para o Estado do RS).
Portanto, as empresas já podem começar a realizar o envio das suas declarações e o prazo de envio terminou no mês de maio.
Por fim, o empreendedor que não enviar esta declaração pode ter que pagar multa de 2% ao mês, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou ao mínimo de R$ 50.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…
A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…
O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…
O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…
Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…