Chamadas

Datas de saque emergencial do FGTS 2021 já estão disponíveis?

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permitiu que os trabalhadores em 2020 pudessem resgatar até um salário mínimo das contas do fundo. A única exigência para realização do saque era ter saldo em conta, logo, a medida possibilitou o saque para 60 milhões de trabalhadores, injetando R$ 37 bilhões a economia no ano passado.

A medida também é esperada pelos trabalhadores esse ano e também havia sido divulgada por membros do governo no início do ano, no entanto, de lá para cá pouca informação sobre o saque emergencial veio a ser divulgada.

Saque emergencial do FGTS para 2021

O saque emergencial do FGTS é esperado pelos trabalhadores desde o início do ano pois o próprio Governo Federal vinha discutindo a possibilidade de liberação da medida para 2021.

Na época em questão, membros do governo que ajudaram na estruturação e elaboração do FGTS Emergencial declararam que o cenário dos primeiros dias de 2021 seriam fundamentais para que o governo pudesse viabilizar a nova liberação de saques para este ano.

Além disso, no início do ano, antes do governo liberar o auxílio emergencial, o governo vinha sofrendo forte pressão para que fossem liberados novas medidas de contenção frente a pandemia, o que facilitaria a liberação do saque emergencial.

Contudo, com o passar do tempo e posicionamento do governo, diversas outras medidas vieram a ser liberadas, como o próprio auxílio emergencial, BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), antecipação do 13º salário do INSS, dentre outros programas, que acabaram tirando o foco do governo para liberação do saque emergencial do FGTS.

Além disso, um dos pontos que preocupam o governo frente a uma nova liberação de saques diz respeito ao comprometimento da sustentabilidade do fundo. Pois, conforme expresso na legislação, o governo pode utilizar o saldo do fundo para custear obras em diversos setores, como habitação, saneamento, dentre outras.

Logo trazer uma nova liberação de saques poderia comprometer “vida” do Fundo de Garantia aos trabalhadores e ao governo. Diante desse cenário, a medida tão esperada pelos trabalhadores pode acabar sendo engavetada caso o governo não adote a medida para os próximos meses.

Lembre-se que apesar de baixa probabilidade de liberação, onde o recomendado é que o trabalhador não conte com a possibilidade de saque, a medida também não foi totalmente descartada, pois, não houve declarações engavetando a medida, restando apenas aguardar as próximas movimentações do governo.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

15 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago