DCTF 2025 obrigação ainda precisa ser enviada em fevereiro! / Imagem Divulgação
Este mês a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) foi oficialmente extinta, mas existem detalhes que alguns profissionais não podem esquecer: em fevereiro esta obrigação ainda precisa ser transmitida.
As mudanças constantes nas obrigações acessórias podem causar confusão entre os profissionais contábeis, mas é preciso estar atento para evitar problemas com a Receita Federal.
No dia 05 de dezembro de 2024 foi publicada a Instrução Normativa RFB n.º 2.237/24, unificando a DCTF e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
A extinção da DCTF, segundo o manual divulgado pela Receita Federal, visa simplificar o cumprimento das obrigações tributárias acessórias. Já que as declarações cumpriam funções similares, a Receita entendeu que a unificação seria mais prática.
Para os fatos geradores que ocorrem a partir de 1º de 2025, os débitos que antes eram declarados na DCTF PGD vão passar a ser declarados na DCTFWeb mensal. Para que essa unificação funcione será utilizado um novo módulo.
O Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), funcionará como uma nova escrituração geradora de DCTFWeb. O MIT será utilizado para a inclusão dos débitos relativos a tributos que ainda não são enviados para a DCTFWeb, possibilitando a unificação.
Mudanças nas obrigações podem confundir as pessoas, por este motivo viemos alertar que mesmo com a extinção da DCTF, ela ainda precisa ser enviada em fevereiro. No segundo mês de 2025 será transmitida a declaração referente a dezembro de 2024.
Isso acontece, pois a DCTF deve ser apresentada até o 15º dia útil do segundo mês subsequente ao de ocorrência dos fatos geradores. Já a DCTFWeb é enviada até o dia 25 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores.
Confira o cronograma até a unificação das obrigações:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…