Imagem por @albertyurolaits / freepik / editado por Jornal Contábil
Uma empresa mesmo inativa tem obrigações que devem ser cumpridas, entre elas, a DCTFWeb para empresas inativas. Esta declaração é obrigatória para a empresa que se encontra em inatividade.
Muitos empreendedores têm relatado dúvidas sobre como o envio da DCTFWeb para as empresas inativas funciona, pois, eles querem saber como funciona esta declaração.
No artigo de hoje esclareceremos o que é uma empresa inativa e como enviar a DCTFWeb sem movimento.
Uma empresa é considerada inativa quando não faz nenhum tipo de movimentação, uma empresa para ser inativa deve ser considerada um todo, as filiais da empresa e a matriz devem estar sem movimentação.
Se a matriz de uma determinada empresa estiver sem movimento e uma filial tiver movimento, a empresa tem movimento e se o contrário acontecer também, para ser inativa não pode ter movimentação em nenhuma parte.
A empresa inativa não tem nenhuma informação para ser declarada na EFD Reinf, nem no eSocial.
A empresa é considerada sem movimento quando não tiver nenhuma informação para ser transmitida no eSocial, como, por exemplo, os seguintes eventos:
Todas as empresas que não apresentarem movimento são consideradas inativas e devem realizar a transmissão da DCTFWeb sem movimento, menos os empregadores Pessoa Física, e os Microempreendedores Individuais (MEI) sem funcionários, visto que, a transmissão é facultativa.
A DCTFWeb Sem Movimento para as empresas inativas será enviada na primeira competência de ausência de fato gerador, após isso, somente em janeiro dos anos seguintes, se a empresa permanecer inativa (sem movimento).
Segundo o manual da DCTFWeb, estão dispensados de enviar esta declaração as seguintes pessoas:
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…