Fique Sabendo

DCTFWeb substituirá GFIP a partir do mês de outubro

A DCTFWeb, sigla para “Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos,” é um sistema eletrônico utilizado no Brasil para a declaração de informações relacionadas a contribuições previdenciárias, contribuições sociais e outras obrigações tributárias federais.

A partir deste mês de outubro a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) assumirá um papel central, substituindo integralmente a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) no que tange à confissão de dívida das contribuições previdenciárias e para outras entidades e fundos.

De acordo com o inciso V do artigo 19 da Instrução Normativa RFB nº 2.005, datada de 29 de janeiro de 2021, as contribuições previdenciárias e sociais devidas a terceiros, provenientes de decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho, que se tornarem definitivas a partir de 1º de outubro de 2023, passarão a ser escrituradas no eSocial e confessadas na DCTFWeb, sob a rubrica “Reclamatória Trabalhista”.

Leia também: GFIP: Como Fica Após A Substituição Pela DCTFWeb?

Em relação às novas decisões condenatórias ou homologatórias da Justiça do Trabalho que se tornarem definitivas após a data supracitada, a GFIP não mais servirá como instrumento para declarar débitos de reclamatória trabalhista.

A Guia da Previdência Social (GPS) também não será mais utilizada para o pagamento dos valores devidos. Em seu lugar, a DCTFWeb e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) numerado serão os instrumentos oficiais para informação e pagamento, respectivamente.

Por meio da DCTFWeb, as empresas informam à Receita Federal os valores devidos e pagam essas obrigações de forma eletrônica.

Além disso, o sistema permite o cruzamento de informações, facilitando a fiscalização e o controle por parte das autoridades fiscais.

A utilização da DCTFWeb é obrigatória para as empresas e demais entidades sujeitas à legislação previdenciária e tributária, e é importante para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.

Com dados: Gov.br

Bia Montes

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago