Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em decorrência do caráter fiscalizador e controlador da Receita Federal, o órgão tem autonomia para bloquear CPF ou CNPJ, no caso de irregularidades no nome do cidadão.
Diante deste cenário, é de suma importância realizar a consulta junto ao portal e-CAC, para evitar surpresas futuras, justamente, em momentos que se precisa mais.
Tais pendências podem se desdobrar junto à Receita Federal (RF) e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), estas podem ser:
Em casos de débitos em aberto, será necessário acessar a plataforma e emitir um DARF para realizar o pagamento. Caso haja dificuldades em realizar este procedimento ou identificar uma possível pendência, o portal disponibiliza um Chat de atendimento direcionado ao cliente.
Estar em situação irregular junto ao órgão, pode acarretar as mais diversas punições, que por sua vez, implicam em direitos, além de trazer problemas para situação financeira da pessoa.
Neste sentido, contratar determinados serviços, como financiamento, empréstimos e alugar um imóvel não será possível. Além disso, o cidadão ficará impossibilitado de movimentar valores presentes em sua conta bancária.
Além dessas questões, a pessoa irregular não consegue prestar serviços públicos, emitir passaporte, correr o risco de ter contas jurídicas e físicas bloqueadas, entre outras consequências.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…