O décimo terceiro salário do Instituto Nacional do Seguro Social. (INSS) é um dos pagamentos mais esperados pelos beneficiários. Aposentados, pensionistas e outros beneficiários recebem esse pagamento todos os anos.
O 13º tem sido adiantado nos últimos anos, a expectativa é que ano os pagamentos também sejam feitos no primeiro semestre do ano em 2025, mas será preciso aguardar uma confirmação do INSS.
Confira nos próximos tópicos mais informações sobre o décimo terceiro do INSS e saiba mais detalhes sobre esse pagamento.
O que é o décimo terceiro do INSS?
O abono anual é pago aos segurados e dependentes da Previdência Social, sendo chamado de maneira informal de décimo terceiro do INSS. Esse valor é depositado anualmente para os beneficiários e geralmente é pago em duas parcelas.
O pagamento normal do abono é feito entre os meses de agosto e novembro, no segundo semestre de cada ano. Entretanto, nos últimos anos o pagamento tem sido antecipado para o primeiro semestre do ano.
Destacamos que todos os beneficiários do INSS recebem, até mesmo incapacidade temporária (auxílio-doença). Segundo a previdência, a antecipação representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais, já que alcança 27 unidades federativas.
Leia também:
- Fique por dentro dos 5 mecanismos de recolhimento de tributos instituídos pela Reforma Tributária sobre Consumo
- EFD-Contribuições: Publicada Nota Técnica 010 de 18/02/2025
- Saiu do MEI? Passo a passo para evitar problemas tributários e Multas
- A nova era das fraudes com criptomoedas, Milei e Inteligência Artificial
- Empregador Doméstico: Saiba como Emitir e Pagar o DAE eSocial Corretamente
A antecipação para este está confirmada?
Tudo indica que, como nos anos anteriores, a antecipação do décimo terceiro do INSS vai acontecer no primeiro semestre de 2025. Entretanto, é preciso aguardar a publicação do decreto oficializando a antecipação dos valores.
Antes do decreto, mais informações devem ser divulgadas pelo Ministério da Previdência Social, informando que a antecipação está confirmada. Por enquanto nenhum órgão oficial emitiu uma confirmação.
Vale destacar que os beneficiários que começarem a receber após o primeiro semestre deste ano (caso a antecipação seja confirmada) receberam os valores em parcela única no final de 2025. Ou seja, quem se tornou beneficiário após o crédito da segunda parcela do 13º salário vão receber esse benefício mensal em parcela única.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp