Décimo Terceiro Prazo para solicitar a antecipação vai até o final de janeiro / Imagem freepik
Se você deseja realizar a antecipação do décimo Terceiro Salário, saiba que isso é completamente possível, mas que esse pedido precisa ser feito até o final do mês de janeiro de cada ano.
Se você, trabalhador, quer aproveitar o seu mês de descanso com mais dinheiro, é possível pedir que o seu 13º seja pago com as suas férias, mas é necessário entender algumas regras e como isso deve ser feito.
Confira abaixo como funciona essa antecipação do décimo e veja qual o prazo para antecipar e saiba como isso funciona.
Instituído em 1962, o 13º salário é uma dos benefícios mais aguardados todos os anos, ele é pago em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.
Recebem o décimo terceiro os empregados (também conhecido como gratificação natalina) com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores. Este é um benefício, pago pelos empregadores.
O trabalhador admitido durante o ano receberá os valores proporcionais desses benefícios, assim como o trabalhador demitido. O funcionário demitido por justa causa não tem direito ao 13° salário.
Leia também:
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a primeira parcela do 13° salário pode ser recebida nas férias. Entretanto, para o pagamento ser depositado no seu período de descanso anual, é preciso realizar a solicitação do adiantamento por escrito ao empregador até o final de janeiro.
Portanto, se você quer receber a 1ª parcela do seu décimo com as suas férias em 2025, é necessário realizar a solicitação por escrito do dia 01 a 31 de janeiro. O adiantamento só acontecerá quando o período do gozo das férias do empregado ocorrer entre os meses de fevereiro e novembro.
Para tirar mais dúvidas procure o setor de Recursos Humanos da sua empresa. Caso a antecipação não seja possível, existem instituições financeiras que oferecem esse serviço como forma de empréstimo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…