Contabilidade

Declaração de Não Ocorrência tem prazo para entrega. Confira!

Profissionais e organizações contábeis devem estar atentos ao prazo final, que encerra em 31 de janeiro de 2024, para a entrega da Declaração de Não Ocorrência de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, referente ao ano-base 2023, conforme estipulado pela Lei n.º 9.613/1998 e a Resolução CFC n.º 1.530/2017.

Sandra Maria de Carvalho Campos, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, destaca a importância dessa comunicação como meio de proteção contra a utilização indevida dos serviços contábeis para atividades ilícitas, que podem acarretar sanções penais e riscos de imagem associados a organizações criminosas.

Leia também: Coaf: Envio Da Declaração De Não Ocorrência Ao CFC Termina Dia 31

“A entrega da Declaração de Não Ocorrência é, primeiramente, o cumprimento de uma obrigação legal. O descumprimento pode resultar em penalidades disciplinares de multa e pena, aplicadas por meio da abertura de processos administrativos de fiscalização,” alerta Sandra.

A comunicação de operações suspeitas deve ser realizada quando, durante a prestação de serviços contábeis, são identificadas operações ou propostas de operações que, após análise, apresentem indícios de ilícitos ou operações em espécie, com valores superiores a 50 mil reais, conforme art. 6º da Resolução CFC n.º 1.530/2017. As ocorrências suspeitas devem ser comunicadas em até 24 horas após o conhecimento pelo profissional da contabilidade.

Leia também: Convergência Entre Inteligência Artificial (IA) E Contabilidade

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) é responsável por examinar e encaminhar às autoridades competentes. Para casos em que não são identificadas ações suspeitas ao longo do ano de referência, a comunicação de não ocorrência de eventos suspeitos deve ser realizada no ano seguinte, entre 1º e 31 de janeiro.

Sandra esclarece que não apenas contadores têm a obrigação de informar o Coaf sobre movimentações financeiras suspeitas dos clientes, mas também outros setores como seguradoras, corretores de imóveis, economistas e concessionárias de veículos, cada um reportando ao órgão fiscalizador correspondente.

Para realizar o procedimento, os profissionais e organizações sujeitos à obrigatoriedade da Declaração de Não Ocorrência de Operações devem acessar o site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pelo link https://sistemas.cfc.org.br/Login/. O usuário deve inserir login e senha para ingressar na plataforma. Caso não possua senha, a opção “Recuperar Senha” permite o preenchimento das informações solicitadas para confirmação de identidade, e uma senha provisória será enviada para o e-mail do profissional e/ou da organização contábil.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago