Imagem por @Lifestylememory / freepik / editado por Jornal Contábil
O prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) termina no dia 31 de maio de 2023. Se informe sobre esta obrigação!
O Microempreendedor Individual (MEI) deve transmitir ainda em 2023 a DASN-SIMEI, a declaração cuja finalidade é informar à Receita bruta anual dos empreendedores ao fisco.
A Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), deve ser transmitida anualmente até o último dia útil do mês de maio, em 2023 o prazo vai até 31/05.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo, se informe sobre a declaração do MEI de 2023 e conheça mais sobre as vantagens deste modelo empresarial.
Se mantenha informado!
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS MEI) deve ser pago mensalmente pelo Microempreendedor Individual, com pagamento deste documento o empreendedor conquista os seguintes direitos:
Esses são alguns dos privilégios que o MEI pode ter direito, para se manter nesta condição é preciso estar regular e cumprir todas as obrigações, como a declaração anual do MEI.
Leia também: Consulta Previdenciária E Planejamento Previdenciário: Entenda A Diferença!
A Declaração anual do MEI é uma das poucas obrigações que o Microempreendedor Individual deve cumprir, ela deve ser enviada anualmente por esses empreendedores.
O objetivo da DASN-SIMEI é declarar a Receita Bruta Anual dos Microempreendedores Individuais, esta obrigação deve ser transmitida pelo site da Receita Federal.
Se atente ao prazo, ela deve ser enviada até 31 de maio.
Ao enviar a declaração do MEI com atraso você fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50,00.
A guia para pagar a multa é gerada no momento do envio da declaração e pode ser impressa junto do recibo de entrega da DASN- SIMEI. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.
Abrir sua própria empresa é algo que pode te ajudar a alavancar a sua carreira, é possível contratar um funcionário, emitir notas fiscais e conseguir diversos tipos diferentes de linhas de crédito.
Continue aproveitando as vantagens do seu MEI, pague mensalmente o seu DAS, cumpra as obrigações com seu funcionário (se houver) e envie anualmente a sua declaração.
Se atente ao envio da sua declaração do anual do MEI, evite multas e outros problemas para sua empresa, se mantenha regular e continue aproveitando todos os benefícios que o Microempreendedor Individual oferece.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…