O Microempreendedor Individual (MEI) que baixar seu CNPJ a partir do dia 1° de janeiro de 2023 até o mês de abril deste ano, deve realizar o envio da declaração anual do MEI.
Mesmo com seu CNPJ inativo as obrigações acessórias da sua empresa continuam, e para se manter regular, mesmo que já tenha fechado as portas do seu negócio, é preciso enviar a sua última declaração.
Saiba como funciona a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), ou simplesmente declaração do MEI, em 2023 para os empreendedores que deram baixa no CNPJ.
Boa leitura!
Declaração do MEI para quem baixou o CNPJ em 2023
A declaração anual do MEI para os empreendedores com CNPJ ativo já pode ser enviada desde o começo de janeiro, o prazo para transmissão vai até o dia 31 de maio de 2023.
O atraso no envio desta obrigação pode gerar multa, portanto é importante entregar no prazo, mesmo que o seu CNPJ não esteja ativo.
Foi informado no Portal do Simples Nacional que o MEI que baixar o CNPJ entre 01/01/2023 e 30/04/2023, tem até o dia 30 de junho de 2023 para enviar a sua declaração informando a baixa.
Lembrando, o Microempreendedor Individual que não teve faturamento em 2022 também deve enviar a DASN-SIMEI, entretanto, no prazo normal (até 31/05).
Leia também: Declaração do MEI 2023: Veja como enviar de maneira simples e fácil!
Como enviar esta obrigação?
Para enviar a Declaração do MEI em 2023, basta acessar o portal do Simples Nacional na área DASN SIMEI e:
- Após acessar a página para enviar sua declaração, preencha seu CNPJ na tela inicial;
- Após isso, preencha as informações sobre seu faturamento (Receita Bruta Total) de 2022, informe se você tem funcionários e envie as informações que devem ser declaradas.
Por fim, é só acompanhar o processamento da declaração do MEI para verificar a situação da entrega.
Leia também: DASN-SIMEI: Saiba o que é e a importância desta obrigação
Alerta!
Veja alguns alertas para você que vai enviar sua declaração do MEI:
- O prazo de envio para quem está com CNPJ ativo é até 31 de maio, para quem baixar o MEI até 30 de abril o prazo vai até 30 de junho de 2023. Quem deu baixa deve enviar as duas declarações.
- Quem deu baixa no MEI, deve transmitir a Declaração de 2023 comum (ano base 2022) e a Declaração informando a baixa, onde ele deve selecionar o ano de 2023.
- Quem enviar a DASN-SIMEI fora do prazo terá que pagar uma multa de 50 reais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp