Chamadas

Definido pagamento do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021?

No ano passado, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep sofreu grandes alterações, alterações estas que terão impactos inclusive para os próximos anos.

Dentre essas mudanças podemos citar o adiamento do pagamento do abono de 2020 que deveria ter se iniciado no ano passado e acabou sendo pago neste ano, adiando de agora para frente os pagamentos do benefício.

Outra mudança importante está no cronograma de pagamentos, que até então começava em julho de um ano e era finalizado apenas em junho do ano seguinte. Isso porque, a partir de agora o benefício deve iniciar e terminar no mesmo ano para todos os trabalhadores.

Todavia, frente a essas mudanças muitos trabalhadores estão confusos com relação às datas de pagamento, ou melhor dizendo, quando terá início a próxima rodada de pagamentos, para quem trabalhou em 2021.

Trabalhei em 2021 quando receberei o abono?

Podemos adiantar que o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2021, acontecerá apenas em 2023, mas ainda sem datas confirmadas.

Isso porque, conforme a Resolução 893 publicada no ano passado que acabou adiando o pagamento do benefício e trazendo novas regras, a definição do novo calendário acontecerá apenas em janeiro.

Uma mudança importante é que o abono ano-base 2021, será pago para todos os trabalhadores dentro do mesmo ano, ou seja, todos os trabalhadores identificados vão receber em 2023.

Os valores do Abono Salarial serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior.

Vale lembrar que conforme previsto na resolução, o calendário de pagamentos deverá ser submetido pela Secretaria de Trabalho ao CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O CODEFAT se trata de um conselho responsável por cuidar dos fundos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que detém a responsabilidade de gerir os recursos do pagamento do abono salarial.

Além disso, outra novidade está na possibilidade de que o pagamento do benefício ocorra para todos os trabalhadores ainda no primeiro semestre de 2023, a depender das possibilidades orçamentárias e financeiras do FAT.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

4 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

4 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

4 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

4 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

5 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

5 horas ago